Pesquisa em Astronomia

Em Astronomia, realizam-se tanto projetos observacionais como o desenvolvimento de modelos teóricos e numéricos que abrangem uma extensa gama de estudos do Sistema Solar ao Universo em grande escala, incluindo as estrelas e o meio interestelar, a Via Láctea, as outras galáxias e aglomerados de galáxias.

Estes são os laboratórios e projetos de pesquisa do Departamento de Astronomia do IAG.

Projetos de Pesquisa

ASTRI Mini-Array

ASTRI Mini-Array é um Precursor do Cherenkov Telescope Array (CTA) que terá 9 telescópios Cherenkov para o estudo dos eventos

CTA

O Cherenkov Telescope Array (CTA) será o maior observatório de Raios Gama do mundo que revelará o Universo não-térmico nas energias mais extremas.

Saiba mais

Espectroscopia de alta precisão: das primeiras estrelas aos planetas

Esta pesquisa utiliza a espectroscopia de alta precisão para obter caracterizações de abundâncias químicas em estrelas gêmeas de metalicidade solar e determinar suas massas e idades.

Saiba mais

Grande Arranjo Milimétrico Latino-Americano (Large Latin American Millimeter Array – LLAMA)

O Grande Arranjo Milimétrico Latino-Americano (LLAMA) é um empreendimento científico e tecnológico brasileiro e argentino cujo objetivo é a instalação e operação de um Rádio Observatório nos Andes

Mosaic: the multi-object spectrograph for the ESO Extremely Large Telescope

O MOSAIC é um espectrógrafo multi-objeto em desenvolvimento para o  Extremely Large Telescope (ELT), do ESO.

Saiba mais

PLATO (PLAnetary Transits and Oscillation of stars)

O PLATO é um projeto coordenado pela ESA, a Agência Espacial Europeia que tem o objetivo de identificar e estudar sistemas planetários extrassolares, com ênfase em planetas do tipo terrestre locali

Populações estelares na Via Láctea

O principal objetivo deste projeto é estudar as populações estelares e a estrutura da Via Láctea, para melhor entender sua formação e evolução.

Saiba mais

Southern Photometric Local Universe Survey (S-PLUS)

O survey S-PLUS (Southern Photometric Local Universe Survey) realiza o mapeamento de 9300 graus quadrados da esfera celeste em doze bandas ópticas, para obter dados para uma comunidade de mais de 1

Saiba mais

Telescópio Gigante Magalhães (Giant Magellan Telescope – GMT)

O Telescópio Gigante Magalhães (GMT) fará parte da próxima geração de telescópios gigantes terrestres que promete revolucionar nossa visão e compreensão do Universo.

NAPs

LABCosmos

O Núcleo de Estudos do Cosmos – LabCosmos foi criado em 2012 como um dos Núcleos de Apoio à Pesquisa da USP (NAPs).

NAP/Astrobio

O Núcleo de Pesquisa em Astrobiologia – NAP/Astrobio foi criado em 2011 como um dos Núcleos de Apoio à Pesquisa da USP (NAPs).

NARA

O Núcleo de Apoio à Pesquisa em Radioastronomia – NARA foi criado em 2011 como um dos Núcleos de Apoio à Pesquisa da USP (NAPs).

Laboratórios, Grupos e Linhas de Pesquisa

Astrobiologia

A Astrobiologia é uma área recente de pesquisa científica que estuda a vida no Universo, em conexão com o ambiente astronômico: sua origem, distribuição, evolução e futuro.

Astrofísica do Meio Interestelar

Estudo do material interestelar na Galáxia e em outros sistemas estelares, envoltórios estendidos e implicações sobre a estrutura galáctica.

Astrofísica do Sistema Solar

Estudam-se fenômenos da atmosfera solar, de planetas e satélites, e cometas.

Astrofísica Estelar

Trata-se de uma linha de pesquisa muito abrangente, envolvendo: evolução estelar, populações estelares do halo, bojo e disco da Galáxia e em outras galáxias, aglomerados de estrelas, estrelas pré-s

Astronomia de Posição e Mecânica Celeste

Esta linha de pesquisa compreende duas sub-áreas: (i) Astronomia Fundamental, visando a localização espacial de corpos do Sistema Solar, estrelas e objetos extragalácticos.

Astronomia Extragaláctica

Esta linha de pesquisa abrange três sub-áreas principais: (i) Galáxias, que se classificam como normais e ativas.

Saiba mais

Centro de Processamento de Dados (CPD)

Este Laboratório surgiu em 2012 com o nome de “Laboratório de Astroinformática”, após a instalação do supercomputador ICE (um cluster, ou seja, um aglomerado de computadores), adquirido com o apoio

CPD - Centro de Processamento de Dados

Este EMU tem por objetivo disponibilizar computação de alto desempenho para todos os pesquisadores e alunos do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG).

Ensino de Astronomia

O objetivo desta linha é contribuir na formação de professores multiplicadores e difusores dos conhecimentos envolvendo as áreas de Astronomia e Cosmologia.

GAPAE Grupo de Astrofísica de Plasmas e Altas Energias

A matéria visível no Universo está predominantemente no estado de plasma, ou seja, é composta de gás magnetizado e ionizado.

Instrumentação Astronômica

Desenvolvimento de instrumentos para a Astronomia, tanto óptica e infravermelha, quanto para radioastronomia.

Laboratório de Astrobiologia

O Laboratório de Astrobiologia, chamado AstroLab, surgiu do esforço conjunto de pesquisadores de diferentes áreas, interessados na pesquisa e no ensino de Astrobiologia.

Laboratório de Eletrônica e Radiofrequência

O Laboratório de Eletrônica e Radiofrequência faz parte do sistema de laboratórios integrados de instrumentação científica do IAG.

Laboratório de Óptica Adaptativa

O Laboratório de Óptica Adaptativa faz parte do sistema de laboratórios integrados de instrumentação científica do IAG.