Notícias da Comissão de Pesquisa

Telescópio brasileiro tem papel importante em descoberta revolucionária associada ao Nobel de Física 2017

O Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG), da Universidade de São Paulo (USP) promoveu nesta segunda-feira, 16 de outubro, coletiva de imprensa a respeito das novas descobertas internacionais sobre as ondas gravitacionais e sobre o telescópio brasileiro T80-Sul, que teve participação importante nos resultados. 
 
Vídeo produzido pelo Núcleo de Divulgação Científica da USP:

Bolsas FAPESP de Treinamento Técnico no IAG

O Departamento de Astronomia do IAG/USP procura profissionais especializados para bolsas FAPESP de Treinamento Técnico.

Bolsa de Pós-Doutorado – Mapeamento de Biomassa com GPR

O Grupo de Geofísica Aplicada do Departamento de Geofísica do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo capital, recebeu uma bolsa da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) – NERC-Natural Environment Research Council para colaborar no projeto "Nordeste: uma nova ciência para um importante, porém negligenciado bioma", e está selecionando candidato a uma bolsa de Pós-Doutorado (PD) para o período de 24 meses (Março/Abril 2017-Fevereiro/Março 2019).
 
Os candidatos devem te

Centro de Sismologia oferece vagas de Pós-Doutorado e Analista de TI para projeto Fapesp

O Centro de Sismologia da USP está selecionando candidatos para Analista de TI (Bolsa de Treinamento Técnico 5 FAPESP) e para duas vagas de Pós-Doutorado (Bolsa Pós-Doutorado FAPESP).

Estudante da USP identifica primeira estrela gêmea do Sol rejuvenescida por efeito “botox estelar”

Pesquisa liderada por astrônomos brasileiros ajuda a desvendar o mistério de estrelas gêmeas solares pobres em berílio
 
 
Uma equipe liderada por astrônomos brasileiros identificou uma estrela gêmea do Sol rejuvenescida por estrela companheira. Essa descoberta pode ajudar a desvendar o mistério de algumas estrelas similares ao Sol, mas que apresentam baixíssimo conteúdo de berílio.

Astrônomos do IAG participam de descoberta de sistema binário raro

Um sistema composto de duas estrelas em contato, com massas muito maiores que a do Sol, foi descoberto a aproximadamente 160 mil anos luz, na Grande Nuvem de Magalhães. O sistema, identificado como VFTS352, é apenas o quarto desse tipo já conhecido, e também o mais massivo e o mais quente encontrado até agora.

Comissão de Pesquisa do IAG anuncia trabalhos selecionados para Simpósio de Iniciação Científica da USP

A Comissão de Pesquisa do IAG anunciou a relação dos melhores trabalhos apresentados durante o XX Simpósio de Iniciação Científica do IAG, realizado em 26 de agosto. Os seis trabalhos foram também selecionados para representarem o IAG na segunda etapa do 23º SIICUSP - Simpósio de Iniciação Científica da USP.
 
Astronomia:
 
- Lilianne Mariko Izuti Nakazono, sob a orientação da Profa. Dra.

INCLINE lança hotsite sobre Adaptação Climática em Megacidades

Compreender como a megacidade de São Paulo enfrenta as questões climáticas e o conjunto de novos riscos e ameaças que podem agravar as situações adversas já existentes foi um dos objetivos do Workshop “Adaptação climática em megacidades: refletindo sobre impactos, demandas e capacidades de resposta de São Paulo", realizado nos dias 23 e 24 de outubro de 2014, numa parceria entre a Universidade de São Paulo e a Universidade de Michigan (EUA).
 
De forma inovadora, os resultados do evento são apresentados em um “hotsite”: 

Grupo liderado por astrônomo do IAG-USP descobre gêmeo de Júpiter em torno de gêmea do Sol

Uma equipe de liderada pelo astrônomo Jorge Melendez descobriu um planeta com massa muito semelhante à de Júpiter, em órbita de uma estrela do tipo do Sol (HIP 11915), à mesma distância da estrela que Júpiter do Sol. Essa descoberta ganha relevância porque teorias apontam que Júpiter desempenhou papel fundamental na configuração de nosso Sistema Solar.

Selecionado para prêmio nos EUA, professor Sylvio Ferraz Mello recebe homenagem na USP

Sylvio Ferraz Mello, professor emérito do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, foi homenageado em cerimônia promovida em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa.