Mestrado: A unidade temática "Compreensão Humana do Universo" pela perspectiva antropológica da Astronomia Cultural

Data: 
22/11/2017 - 13:30
Local: 
Sala 15 do IAG (Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária)


Defesa de dissertação de mestrado
Aluno: Flaubert Meira Rocha Lacerda
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Astronomia
Título: A unidade temática "Compreensão Humana do Universo" pela perspectiva antropológica da Astronomia Cultural

Comissão julgadora
1) Prof. Dr. Claudemir Roque Tossato - IAG/USP
2) Prof. Dr. Luís Paulo de Carvalho Piassi – EACH/USP
3) Prof. Dr. Carlos Aparecido Kantor – Centro Universitário Fundação Santo André/Santo André-SP
 
 
Resumo
 
A partir da unidade temática “Compreensão Humana do Universo”, referida nas “Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias”, capítulo “Física”, é possível discutir uma série de conceitos presentes em seus objetivos, em especial, sobre os modelos explicativos do universo em diferentes modos de conhecimento. A fim de contribuir com esta discussão, de forma a tratar igualitariamente os diferentes modelos, que o presente trabalho tem como objetivo fornecer subsídios teóricos e metodológicos para o planejamento e implementação de aulas direcionadas para tal unidade temática, a partir de uma abordagem histórica-filosófica e pela perspectiva antropológica da Astronomia Cultural. Para transformar esta intenção em ação foi elaborada uma sequência didática, a qual foi conduzida segundo o processo EAR de validação. A sequência foi aplicada em uma turma de primeiro ano do ensino médio. Os dados da aplicação foram coletados por meio de gravação das aulas, dos diários de aula e do material (desenho, questionário pré-teste e questionário pós-teste) produzidos pela turma. A fonte principal de dados foi o material produzido pela turma, o qual foi submetido à análise de conteúdo categorial. Como resultado da análise desse material verificou-se que a sequência didática aplicada, de acordo com os parâmetros adotados para sua elaboração, conseguiu com que a turma caracterizasse e delimitasse os modelos explicativos do universo segundo os tipos de conhecimentos dos quais estes são advindos.
Palavras-chave: Astronomia Cultural. Ensino de Astronomia. História e Filosofia da Ciência. Modelos explicativos do Universo.