Estudo das transições de fase de binárias de buracos negros em raios X através de simulações GRMHD

Aud. Prof. Paulo Benevides Soares – IAG/USP (Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária)

O seminário do programa "Astronomia ao Meio-Dia" será apresentado pelo mestrando em Astronomia Pedro Naethe Motta (IAG/USP).

Resumo: Binárias de buracos negros em raio X apresentam diferentes estados espectrais em um ciclo durante sua vida. Estes estados possuem luminosidade e espectros muito diferentes entre si, sendo então causados por processos físicos diferentes. Dois possíveis cenários que descrevem a dinâmica de acreção do gás pelo buraco negro são: disco que não irradia de maneira eficiente (RIAF) ou um disco fino padrão. Uma das possíveis explicações é que esta transição no espectro seria decorrente da transição entre esses dois cenários. Nesta transição, há a presença de um estado intermediário onde ambos modelos estão presentes ao mesmo tempo, sendo o gás mais próximo do horizonte de eventos descrito como um RIAF e o gás mais externo descrito por um disco fino. Neste trabalho, utilizamos o código 3D GRMHD H-AMR acelerado por GPUs (Graphical Processing Units) para simular estes estados intermediários através da implementação de processos radiativos tais como radiação bremsstrahlung, síncrotron e espalhamento compton inverso.

Link da transmissão: https://www.youtube.com/astro12h/live

– O programa "Astronomia ao Meio-Dia" tem como objetivo a realização de palestras com linguagem acessível, direcionadas a estudantes de graduação. As apresentações acontecem sempre às quintas-feiras, às 12:00, no IAG/USP. A organização em 2022 está sendo feita por Andre Figueiredo, Camila Koshikumo, Lais Borbolato, Loreany Ferreira e Stela Adduci, do Departamento de Astronomia. #astro12h