Do Projeto GMT Fapesp à criação do Instituto Steiner: a trajetória brasileira na ciência e instrumentação do Telescópio GMT

Data

Horário de início

14:00

Local

Aud. Prof. Paulo Benevides Soares – IAG/USP (Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária) - Palestrante presencial

Do Projeto GMT Fapesp à criação do Instituto Steiner: a trajetória brasileira na ciência e instrumentação do Telescópio GMT

Jose Octavio Armani Paschoal

Instituto Steiner, BR


A adesão brasileira ao consórcio do Telescópio GMT ocorreu no final de 2014, por meio do
Projeto GMT Fapesp, quando demos início, em 2015, à criação do Grupo GMTBrO – GMT Brazil Office, sediado no IAG/USP, atualmente contando com mais de 40 colaboradores de várias instituições, além de consultores, bolsistas e empresas contatadas prestando serviços à equipe brasileira.

Com o término do projeto GMT Fapesp em 2024 e com a crescente continuidade das atividades da equipe brasileira em projetos de instrumentação astronômica relacionados ao GMT, identificou-se uma demanda para formalização da equipe brasileira para manter sua sustentabilidade, uma vez que o desenvolvimento dos instrumentos astronômicos do GMT se estenderá até 2030 e a expectativa de conclusão do telescópio será em 2035. A solução foi fundar o Instituto Steiner, uma organização sem fins lucrativos, que tem como principais objetivos a pesquisa, o desenvolvimento tecnológico e a inovação, principalmente em Instrumentação e Ciência de Dados. 

O seminário apresentará essa trajetória, desde o início do Projeto GMT Fapesp até a fundação do Instituto Steiner, descrevendo as atividades e os novos desafios que surgirão para que o Brasil conquiste e mantenha seu protagonismo no cenário internacional na área de ciência e instrumentação astronômica.

 

Formado em engenharia na UFSCar-São Carlos, mestrado na Escola Politécnica-USP, doutorado na Universidade de Karlsruhe-Alemanha, pós doc na UFSCar e MBA na FIA-FEA/USP. Trabalhou no IPEN, como pesquisador e orientador de mestrado e doutorado. Foi presidente do Centro Cerâmico do Brasil, presidente do Instituto Inova (gestor do Parque Tecnológico de São Carlos), Program Manager do Projeto GMT Fapesp e é atualmente o Presidente do Instituto Steiner.

 

Google Meet: https://meet.google.com/pcw-gmem-jyi
Link da transmissão: https://www.youtube.com/c/AstronomiaIAGUSP/live