Ejeções de Massa Coronal em Estrelas Tipo-Solar

Aud. Prof. Paulo Benevides Soares – IAG/USP (Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária)

O seminário do programa "Astronomia ao Meio-Dia" será apresentado pelo Dr. Fabian Menezes (Pós-doutorando no Centro de Rádio Astronomia e Astrofísica Mackenzie).

Resumo: O Sol e outras estrelas possuem campos magnéticos que permeiam seu interior e superfície, se estendem pelo meio interplanetário e são os principais impulsionadores da atividade estelar. A atividade magnética estelar afeta os processos físicos e as condições do meio interplanetário e dos planetas em órbita. As ejeções de massa coronal (CMEs) são os fenômenos mais impactantes no clima espacial próximo à Terra e consistem em nuvens de plasma, com campo magnético, ejetadas da coroa solar. Prever com precisão a trajetória das CMEs é crucial para determinar se uma CME atingirá um planeta e impactará sua magnetosfera e atmosfera. Apesar do rápido desenvolvimento na busca por CMEs em outras estrelas, sua detecção ainda é muito incipiente. Então, procuramos entender melhor a propagação das CMEs analisando a influência de parâmetros iniciais das CMEs, como posição, velocidades e configuração do campo magnético estelar. Além disso, reconstruímos magnetogramas para as estrelas Kepler-63 e Kepler-411 a partir de trânsitos planetários, simulamos trajetórias de CMEs hipotéticas lançadas no meio interplanetário destas estrelas, e comparamos a simulações solares.

Link da transmissão: https://www.youtube.com/astro12h/live

– O programa "Astronomia ao Meio-Dia" tem como objetivo a realização de palestras com linguagem acessível, direcionadas a estudantes de graduação. As apresentações acontecem sempre às quintas-feiras, às 12:00, no IAG/USP. A organização em 2022 está sendo feita por Andre Figueiredo, Camila Naomi, Lais Borbolato, Loreany Ferreira e Stela Adduci, do Departamento de Astronomia. #astro12h