Nebulosas: nem só estrelas brilham no céu

Aud. Prof. Paulo Benevides Soares – IAG/USP (Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária)

O seminário do programa "Astronomia ao Meio-Dia" será apresentado pelo Prof. Dr. Roberto Dell'Aglio Dias da Costa (IAG/USP).

Resumo: Desde a invenção do telescópio astronômico no início do século 17, tornou-se claro que nem todos os objetos brilhantes visíveis no céu noturno são estrelas ou planetas. E desde o início do século 20 tornou-se claro que existe uma grande diversidade entre os objetos nebulares. Esta apresentação será um painel sobre os tipos mais importantes de nebulosas que existem na nossa galáxia, mostrando suas características mais marcantes e os parâmetros físicos possíveis de serem obtidos de cada uma delas, relacionando-os com a evolução galáctica.

Link da transmissão: https://www.youtube.com/astro12h/live

– O programa "Astronomia ao Meio-Dia" tem como objetivo a realização de palestras com linguagem acessível, direcionadas a estudantes de graduação. As apresentações acontecem sempre às quintas-feiras, às 12:00, no IAG/USP. A organização em 2022 está sendo feita por Andre Figueiredo, Camila Koshikumo, Lais Borbolato, Loreany Ferreira e Stela Adduci, do Departamento de Astronomia. #astro12h