A origem das estrelas e dos planetas

Aud. Prof. Paulo Benevides Soares – IAG/USP (Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária)

O seminário do programa "Astronomia ao Meio-Dia" será apresentado pela Profa. Dra. Jane Gregorio-Hetem (IAG/USP).

Resumo: Após uma breve introdução sobre os processos de formação de estrelas de baixa massa e seus sistemas planetários, será feita uma revisão histórica sobre um projeto desenvolvido nos anos 90 por pesquisadores brasileiros, que teve um forte impacto na descoberta de estrelas jovens. Trata-se do Pico dos Dias Survey (PDS), que revelou um grande número de candidatas a apresentarem discos protoplanetários e até hoje em dia tem permitido o estudo aprofundado desses sistemas, graças às técnicas mais avançadas e instrumentos mais precisos para a detecção de planetas. Para ilustrar esse tipo de resultado, será apresentado com mais detalhes o caso da estrela PDS70, orbitada por dois planetas que puderam ser imageados diretamente usando técnicas de óptica adaptativa e de coronografia.

Link da transmissão: https://www.youtube.com/astro12h/live

– O programa "Astronomia ao Meio-Dia" tem como objetivo a realização de palestras com linguagem acessível, direcionadas a estudantes de graduação. As apresentações acontecem sempre às quintas-feiras, às 12:00, no IAG/USP. A organização em 2022 está sendo feita por Andre Figueiredo, Camila Koshikumo, Lais Borbolato, Loreany Ferreira e Stela Adduci, do Departamento de Astronomia. #astro12h