Por dentro da Geofísica: Aplicações do GPR na USP e em interessantes lugares no Brasil

Aud. Prof. Paulo Benevides Soares – IAG/USP (Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária)

A palestra será apresentada pelo Prof. Dr. Jorge Luís Porsani (IAG/USP).

Resumo: Esta palestra tem como objetivo mostrar aos estudantes e pesquisadores alguns dos resultados GPR (Ground Penetrating Radar) de minhas pesquisas geofísicas nos últimos 20 anos. Serão apresentados resultados de alguns interessantes lugares do Brasil, como São Paulo, Amazônia, Pantanal, Maranhão e Brumadinho. Todos os resultados já estão publicados na forma de artigos científicos. A ideia é mostrar a versatilidade das aplicações do GPR em estudos de mapeamento de redes de utilitários, exploração mineral, estudos hidrológicos, pesquisas arqueológicas terrestres e subaquáticas e para finalizar, apresentaremos os resultados da aplicação do GPR para fins humanitários em Brumadinho.

Sobre o palestrante: Jorge Luís Porsani é Geólogo pela UFBA (1987). Mestrado em Geofísica pela UFPA (1991). Doutorado em Geociências e Meio Ambiente pela UNESP de Rio Claro (1999). Pós-doutorado em Geofísica pela Western Michigan University, Estados Unidos (2005). É Professor Titular do Depto. de Geofísica do IAG/USP e Bolsista de produtividade em pesquisa 1D do  CNPq.
Foi chefe do Depto. de Geofísica (05/2009 a 05/2013). Foi Presidente da Comissão de Pesquisa do IAG/USP (10/2020 a 06/2023). Atualmente é o Chefe do Depto. de Geofísica do IAG/USP (04/2023 a 04/2025). Ministrou vários cursos de GPR em Universidades e empresas. Coordenou 15 projetos de pesquisas. Tem mais de 60 artigos publicados. Orientou 24 mestrados, 6 doutorados, 24 TGs e 24 ICs. Atua nos temas: GPR-Ground Penetrating Radar, TDEM-Time Domain Electromagnetic e ER-Eletrorresistividade.

Transmissão: https://www.youtube.com/@PorDentroDaGeofisica

– O “Por dentro da geofísica” é um evento voltado para alunos de graduação e pós-graduação da área de Ciências Exatas e da Terra. São palestras semanais curtas, realizadas todas as terças-feiras, ao meio-dia.