Por dentro da Geofísica: Cinturões de Radiação de Van Allen - o (improvável) salão de bronzeamento para naves

Aud. Prof. Paulo Benevides Soares – IAG/USP (Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária)

A palestra será apresentada pelo Me. Rodrigo Schmitt (University of Purdue)

Resumo: Nesta palestra, você vai aprender mais sobre cinturões de radiação terrestre, também chamados de cinturões de Van Allen. A apresentação contará com os modelos físicos por trás dessa fascinante estrutura circulando a Terra, além de aplicações em missões espaciais para a Lua.

Transmissão: https://www.youtube.com/@PorDentroDaGeofisica

Sobre o palestrante: Rodrigo Schmitt se formou em Astronomia e Física na USP em 2019, seguido por um Mestrado em Engenharia Espacial no INPE. Agora, Rodrigo é estudante de doutorado em Astronáutica na Universidade de Purdue, onde fundou a primeira organização dedicada à promoção da exploração humana do espaço, SEARCH, que organiza simulações de Marte em isolamento e programas para futuros astronautas da universidade.

– O “Por dentro da geofísica” é um evento voltado para alunos de graduação e pós-graduação da área de Ciências Exatas e da Terra. São palestras semanais curtas, realizadas todas as terças-feiras, ao meio-dia.