Inter-Relação entre a Temperatura da Superfície do Mar e Eventos de Bloqueios Atmosféricos

Autor José Leandro Pereira Silveira Campos
Orientador Tercio Ambrizzi
Tipo de programa Mestrado
Ano da defesa 2014
Palavras chave Bloqueios Atmosféricos, TSM, Modelos Acoplados IPCC, Climatologia, Circulação, ERA-Interim, Tropopausa Dinâmica, Vorticidade Potencial
Departamento Ciências Atmosféricas

Eventos de bloqueios são conhecidos por serem anomalias persistentes de alta pressão que podem durar de dias a semanas, causando secas e ondas de calor ou frio extremas. Atualmente o entendimento dos processos de estabelecimento, manutenção e decaimento dessas anomalias para o Hemisfério Sul (HS) ainda é muito pouco.

Com essa motivação nesse trabalho é apresentada a climatologia de bloqueios para o HS em todas as latitudes para 26 anos (1979-2005) de dados ERA – Interim, obtida através do método PV/θ, que identifica bloqueios através do campo de anomalia de temperatura potencial (θ) sobre a tropopausa dinâmica. Uma comparação entre o método PV/θ e método baseado na altura geopotencial em 500 hPa, conhecido como TM, é também mostrada.

Foram identificadas duas regiões preferenciais (picos de frequência) para a ocorrência de bloqueios, uma no setor do Pacífico Oeste em aproximadamente 180°W e outra na região do Pacífico Leste em aproximadamente 120°W. O método TM somente consegue identificar uma região preferencial de bloqueios sobre o Pacífico Oeste/Central. A tendência de bloqueios foi estudada e foi achada uma tendência negativa de -3 bloqueios por década para todo HS.

Através da climatologia de bloqueios foram escolhidos oito setores sobre o Oceano Pacífico, e foram feitas composições dos campos anomalia de temperatura de película, linhas de corrente e vento zonal em 500 hPa, para estudar as relações entre os eventos de bloqueios e temperatura da superfície do mar que ocorrem nos setores estudados. Foi achado que diferentes configurações de temperatura podem interferir na posição de partição do jato, configurando assim um bloqueio.

Também foram estudados bloqueios em dois cenários do IPCC (“Intergovernmental Panel for Climate Change”), um de aquecimento global (rcp85) e outro de não aquecimento (rcp45) através das saídas do modelo MRI-CGCM 3 (“Meteorological Research Institute – Coupled General Circulation Model 3”), para três períodos , um de 2015-2030, 2031-2060 3 2061-2090. Foi achado maior número de bloqueios para o cenário de aquecimento global até o final do século, e não foram achadas tendências significativas no número de bloqueios para nenhum dos períodos estudados em nenhum dos cenários.

Anexo d_jose_l_p_s_campos_corrigida.pdf