Mestrado: Estudo de Viabilidade para a Detecção de Halos de Galáxias em Hα Utilizando Fotometria Multi-banda

Sala 15 do IAG (Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária)

Aluno: Luiz Mauricio Azanha
Programa: Astronomia
Título: Estudo de Viabilidade para a Detecção de Halos de Galáxias em Hα Utilizando Fotometria Multi-banda

Comissão julgadora
1) Profa. Dra. Claudia Lucia Mendes de Oliveira - IAG /USP
2) Prof. Dr. Eduardo Serra Cypriano - IAG/USP
3) Dr. Marcus Vinicius Costa Duarte - pós-doutorando - IAG
4) Prof. Dr. André Luís Batista Ribeiro – Universidade Estadual de Santa Cruz/Ilhéus-BA - por videoconferência

Esta dissertação é um estudo de viabilidade para a utilização de um sistema de fotometria com bandas estreitas e largas, especificamente dos surveys S-PLUS e J-PLUS, para detecção de emissão da linha de Hα na região do halo de galáxias próximas. Utilizamos o código SMUDGES para a subtração de fontes de alto brilho superficial nas imagens, além de uma técnica de subtração do contínuo que utiliza duas bandas largas e uma estreita que contém a linha de emissão Hα. Dado que o sinal é muito fraco, utilizamos a técnica de empilhamento para maximizar a chance de detecção. Testamos uma técnica de empilhamento com rotação das imagens e não surtiu efeito. Fizemos também o empilhamento de regiões centradas em posições aleatórias nos campos e repetimos o procedimento 100 vezes para estudar as características dos padrões de ruído das imagens. Repetimos esse procedimento com diferentes números de campos utilizados, o que nos permitiu estimar o número de 6.1 milhões de objetos necessários para a detecção desejada. Esperamos ter ~70000 objetos disponíveis, somando os dois surveys S-PLUS e J-PLUS. Portanto, este trabalho não é viável, a menos que uma amostra maior seja usada (possivelmente o J-PAS) e que as imagens usadas tenham um padrão de ruído compatível. As ferramentas criadas para esta dissertação poderão ser utilizadas para outras amostras futuras.
Palavras-chave: Meio circumgaláctico, halo de galáxias