Doutorado: Gêmeas Solares: assinatura de planetas, evolução estelar e evolução química da Galáxia

Sala 15 do IAG (Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária)

Defesa de tese de doutorado
Aluno: Marcelo Tucci Maia
Programa: Astronomia
Título: Gêmeas Solares: assinatura de planetas, evolução estelar e evolução química da Galáxia

Comissão julgadora
Prof. Dr. Jorge Luis Melendez Moreno – IAG/USP
Profa. Dra. Beatriz Leonor Silveira Barbuy – IAG/USP
Prof. Dr. Walter Junqueira Maciel – IAG/USP
Profa. Dra. Katia Maria Leite da Cunha – ON/Rio de Janeiro-RJ
Prof. Dr. José Dias do Nascimento Júnior – UFRN/Natal- RN

Neste trabalho apresentamos os resultados do estudo desenvolvido durante o período de doutoramento no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo, que deram origem à três artigos nos quais o autor da tese é o principal investigador. No primeiro trabalho buscamos indícios uma assinatura espectral de formação de planetas através da análise do conteúdo químico do sistema binário 16 Cygni, onde a componente B tem um planeta detectado de massa mínima 1.5 MJup. Para isso, foi usado o método de determinação de abundâncias de modo diferencial, usando espectros de alta resolução. No estudo seguinte inferimos a evolução da abundância de berílio em uma amostra de gêmeas solares com idades abrangendo 0.5 a 8.2 Gyr, usando o método de síntese espectral. Encontramos que o conteúdo de Be não mostra nenhuma significante variação com a idade, trazendo novos vínculos para modelos que utilizam processos de mistura extra para descrever a estrutura do interior solar. No terceiro trabalho estudamos a forte correlação entre o conteúdo de ítrio, magnésio e a idade estelar para uma amostra de 88 gêmeas solares, explorando o efeito da evolução química da Galáxia em diferentes populações do disco. Apresentamos a razão [Y/Mg] como um novo e promissor método para estimar a idade de estrelas gêmeas e análogas solares. Também discutimos as abundâncias do elemento-s Ba e do elemento-r Eu. Finalmente, descrevemos outros sete artigos publicados em colaborações durante o doutorado.