Doutorado: Propriedades de núcleos ativos de galáxias observadas no infravermelho próximo com óptica adaptativa

Sala 15 do IAG (Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária)

Defesa de tese de doutorado
Aluno: Daniel May Nicolazzi
Programa: Astronomia
Título: Existência de matéria de quarks fria na natureza: modelos e observações

Comissão julgadora
Prof. Dr. João Evangelista Steiner – IAG/USP
Profa. Dra. Zulema Abraham – IAG/USP
Prof. Dr. Rodrigo Nemmen da Silva – IAG/USP
Prof. Dr. Rogério Riffel – UFRGS/Porto Alegre-RS
Prof. Dr. Alberto Rodríguez Ardila – LNA/Itajubá-MG

Apresenta-se um estudo dos núcleos ativos de galáxias (AGNs), compreendendo ainda a região central do bojo estelar, através de espectroscopia de campo integral no infravermelho próximo, com óptica adaptativa. Dentro deste contexto analisa-se a estrutura interna de cinco AGNs, a saber, NGC 6951, NGC 1068, IC 1459, NGC 5102 e NGC 5929, com algumas delas formando uma classe de galáxias arquetípicas com respeito às suas características mais notáveis. Para este pequeno, mas rico conjunto de objetos, busca-se compreender propriedades como a localização do buraco negro supermassivo dentro do bojo, a emissão contínua do AGN e da poeira quente, a estrutura e cinemática do gás distribuído na região de linhas estreitas (Narrow Line Region – NLR) bem como as estruturas compactas e discos de hidrogênio molecular, através das linhas moleculares do H2, estudando sua cinemática, e origem da excitação. Caracterizar também a região de linhas coronais, quando presentes, e, através de técnicas de tratamento de imagem e análise de dados especialmente desenvolvidas para estes tipos de dados, verificar se e como estas diferentes componentes de gás, neutro e ionizado, se relacionam entre si.
Complementar à análise do gás no AGN, apresenta-se ainda os mapas das propriedades da cinemática estelar do bojo, como velocidade radial, dispersão de velocidades e momentos de Gauss-Hermite h3 e h4.
Em especial, aprofunda-se na análise das galáxias NGC 6951 e NGC 1068, cujas morfologias, riqueza em linhas de emissão e peculiares cenários de atividade, levaram à novas e consistentes interpretações focadas nos efeitos da interação entre o jato em rádio e o gás circum-nuclear.
Como conclusão, há fortes indícios de que esta interação leve à produção de ventos secundários e consequente ejeção de matéria na NLR, o que leva à proposição de um possível mecanismo adicional de aceleração do gás nestas regiões.