Mestrado: Testando a Eficiência das Fibras Ópticas do G-CLEF: Impacto pelo uso de Óptica Adaptativa

Auditório P217 do IAG (Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária)

Aluno: Henrique Lupinari Volpato
Programa: Astronomia
Título: Testando a Eficiência das Fibras Ópticas do G-CLEF: Impacto pelo uso de Óptica Adaptativa

Comissão Julgadora:
1 – Profa. Dra. Claudia Lucia Mendes de Oliveira – IAG/USP
2 – Prof. Dr. Andrew Szentgyorgyi - Harvard
3 – Prof. Dr. Bruno Vaz Castilho de Souza - LNA/Itajubá-MG - por videoconferência
4 – Prof. Dr. Antonio Nemer Kanaan Neto – UFSC/Florianópolis-SC - por videoconferência

O G-CLEF é um espectrógrafo echelle de última geração para o Telescópio Gigante Magalhães (GMT), com previsão de conclusão para a primeira luz. Seu bom desempenho em observações limitadas pelo seeing pode ser aprimorado ainda mais com o uso futuro de um sistema de Óptica Adaptativa (AO) para cancelar perturbações atmosféricas e otimizar seu rendimento. O objetivo do nosso projeto é realizar experimentos de bancada óptica no laboratório para simular o G-CLEF trabalhando com e sem AO. Medimos a eficiência da fibra do G-CLEF nos dois casos para calcular o ganho gerado pelo uso de um sistema de AO.