Simulações globais do magnetismo estelar ao longo do diagrama-HR

Auditório IAG, bloco G (Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária)

Simulações globais do magnetismo estelar ao longo do diagrama-HR

Gustavo Guerrero

Universidade Federal de Minas Gerais

Apesar do campo magnético ter sido observado diretamente apenas em poucas centenas de estrelas, acredita-se que este exista em estrelas de todos os espectrais, em diferentes configurações. Acredita-se também que esse campo participa ativamente em diferentes fases evolutivas de sua estrela hospedeira. Isto começa nos estágios iniciais de formação estelar, onde o campo magnético é determinante no colapso das nuvens de gás e poeira. Posteriormente, a interação da estrela com o seu disco circunstelar, berçário de possíveis sistemas planetários, é mediada através das linhas de campo. Dessa forma, a evolução rotacional das estrelas é determinada pelo seu magnetismo. Finalmente, sabe-se que é através da atividade magnética que as estrelas como o Sol, por exemplo, interagem com os seus sistemas planetários. Portanto, se queremos modelar acuradamente a estrutura, dinâmica e evolução estelar, é fundamental considerar o campo magnético. Neste seminário serão apresentadas observações do campo magnético em estrelas ao longo do diagrama HR  e serão discutidos os processos físicos responsáveis pela existência desse campo tais como rotação, turbulência e instabilidades magnetohidrodinâmicas. Serão então apresentados resultados de simulações computacionais globais que permitem estudar em detalhe esses processos complexos e não lineares. Maior ênfase será dado ao Sol (e estrelas do mesmo tipo), cuja proximidade tem permitido um grande avanço no entendimento dos fenômenos magnéticos.