Moção da Congregação: Apoio ao orçamento Fapesp

Confira abaixo e em anexo a íntegra da Moção da Congregação do IAG-USP, aprovada no dia 10 de maio de 2024 e assinada pelo Presidente da Congregação e Diretor da Unidade, Ricardo Ivan Ferreira Trindade, em apoio à manifestação do Conselho Superior da Fapesp em defesa da manutenção de seu orçamento:

MOÇÃO DA CONGREGAÇÃO

(aprovada ad referendum)

A Congregação do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo apoia manifestação1 do Conselho Superior da Fapesp em defesa da manutenção de seu orçamento, garantido por Lei estadual há mais de seis décadas, e agora ameaçado no projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias apresentado recentemente pelo governo do Estado de São Paulo.

A FAPESP é a principal financiadora de pesquisas no Brasil e é responsável, junto com o sistema de ensino e pesquisa instalado no estado, pela pujança da Ciência e da Tecnologia desenvolvidas em São Paulo. É por meio da Fapesp que o Estado de São Paulo desenvolve pesquisas na fronteira do conhecimento e da tecnologia, e com forte impacto social, como o desenvolvimento de vacinas, tratamento contra o câncer, combate de pragas na lavoura, além de aviões e veículos aéreos.

No IAG, a FAPESP é responsável por manter o país como parte dos principais levantamentos astronômicos do mundo, incluindo sua participação num dos maiores telescópios em construção - o Giant Magellan Telescope. É também responsável por longos programas de monitoramento e mitigação da poluição na Cidade de São Paulo, os estudos de impactos das mudanças climáticas no Brasil e em São Paulo, e de um programa recente para a Segurança Hídrica no estado de São Paulo, com coparticipação de Secretarias do Estado.

Reforçamos, portanto, a mensagem do Conselho Superior da Agência, pela restauração da determinação feita pela Assembleia Constituinte de São Paulo em 1947, e confirmada na reforma constitucional de 1989, de aplicar 1% da receita tributária do Estado no apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico paulista.

São Paulo, 10 de maio de 2024.

Ricardo Ivan Ferreira da Trindade

Anexo Tamanho