Por Dentro da Geofísica: Pesquisa de Campo na Geofísica Aplicada

Auditório "Kenkichi Fujimori" (P-217) - IAG-USP (Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária)

Por Dentro da Geofísica: Pesquisa de Campo na Geofísica Aplicada

Palestrante: Bel. Marcelo Stangari (IAG/USP)

Resumo: De maneira simplificada, a pesquisa de campo em geociências é uma metodologia baseada na obtenção de dados brutos fora de um laboratório, ou seja, no ambiente natural. Na pesquisa geofísica, o trabalho de campo pode ser uma etapa imprescindível para aprofundar o entendimento acerca da aplicação correta dos métodos geofísicos ao estudo da estrutura, da composição e das propriedades físicas do planeta. Os dados obtidos numa pesquisa de campo podem ter muitos fatores que interferem em sua qualidade, como o planejamento das atividades, o nível de envolvimento da equipe de pesquisadores e a capacidade de visualizar coisas que outras pessoas que visitam o mesmo sítio de estudo não conseguem perceber. Além disso, para o aluno de graduação a experiência vivida numa pesquisa de campo pode estimulá-lo a desenvolver competências que podem ser úteis na sua futura vida acadêmica e profissional. Nessa apresentação faremos uma rápida abordagem acerca do planejamento da pesquisa de campo e suas etapas, sobre como ela pode contribuir na formação do geofísico e, por fim, será apresentado um exemplo de rotina completa de pesquisa de campo realizada pelo Laboratório de Geofísica Aplicada.

Apresentação: Bacharel em Gestão Ambiental pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades EACH-USP (2021). Desde 2010 é técnico de laboratório do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas IAG-USP. Tem experiência na área de Geofísica Aplicada, com ênfase na aquisição e processamentos de dados elétricos e eletromagnéticos a estudos ambientais, hidrogeologia, mineração, geofísica forense e arqueologia.

Transmissão Online: https://www.youtube.com/@PorDentroDaGeofisica