Doutorado: Decifrando a construção quimiodinâmica - um mapeamento do disco da Via-Láctea

Auditório ADM 210/211 (Defesas) – IAG/USP (Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária)

Defesa de tese de doutorado
Aluno: Elvis William Carvalho Cantelli
Programa: Astronomia
Título: “Decifrando a construção quimiodinâmica: um mapeamento do disco da Via-Láctea”
Orientador: Prof. Dr. Ramachrisna Teixeira – IAG/USP

Presidente da banca: Prof. Dr. Ramachrisna Teixeira – IAG/USP

Banca examinadora:
  1. Prof. Dr. Jacques Raymond Daniel Lepine - IAG/USP
  2. Prof. Dr. Amancio Cesar Santos Friaca - IAG/USP
  3. Prof. Dr. Bruno Moreira de Souza Dias - UNAB/Chile - por videoconferência
  4. Dr. Phillip Andreas Brenner Galli - UNICID
  5. Dr. Vinicius Moris Placco - NSF NOIRLab/ EUA - por videoconferência

Resumo: A formação e estrutura da Via Láctea tem um papel fundamental na nossa compreensão do universo e da sua evolução, e graças à missão espacial Gaia e aos \textit{surveys} espectroscópicos como APOGEE e GALAH, vivemos um momento excepcional de abundância e qualidade de dados, permitindo-nos rastrear os blocos de construção do disco galáctico e suas relações. Nesse sentido, propomos aqui a exploração de um grande conjunto de dados a uma moda "top-down", elaborando um mapa de similaridade do volume galáctico local a fim de segregar e caracterizar seus principais componentes, buscando pistas sobre suas relações. Usando o algoritmo t-SNE no estudo de propriedades químicas, orbitais e cinemáticas das estrelas, foram produzidos mapas de similaridade (\textit{manifolds}) para dissecar sua rica estrutura, encontrando componentes conhecidos e isolando-os para analisar seu comportamento e subestruturas. O disco fino pode ser claramente separado do disco espesso, dinamicamente quente, mostrando também uma zona de transição distinta e intrigante com pistas sobre as consequências da fusão com Gaia-Sausage-Enceladus (GSE). \textit{Moving groups} e características ressonantes também aparecem com destaque nos mapas, dividindo o disco em porções interna e externa como consequência da presença da barra galáctica, e mostrando grupos excêntricos como Hercules. O halo dinâmico aparece como um extremo relacionado à porção aquecida do disco espesso, mostrando subestruturas que podem ser identificadas como as já conhecidas GSE, Sequoia e Splash. Aglomerados abertos e globulares também aparecem no seu contexto químico/evolutivo, onde NGC 6121 apresenta um comportamento muito distinto. São apresentadas ideias sobre a ligação entre a barra e os braços espirais, detalhes da estratégia desenvolvida, uma visão geral das diferentes populações segregadas e suas relações, bem como uma discussão e interpretação especulativa dos nossos resultados no cenário de evolução galáctica.

Palavras-chave: astrofísica Galáctica, estrutura da Galáxia, abundâncias químicas.