Por Dentro da Geofísica: Projeto Operation IceBridge (NASA) para estudos geofísicos polares: tipos de dados coletados e exemplo de aplicação para a obtenção da batimetria sob plataformas de gelo na Antártica

Auditório "Kenkichi Fujimori" (P-217) - IAG-USP (Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária)

Por Dentro da Geofísica: Projeto Operation IceBridge (NASA) para estudos geofísicos polares: tipos de dados coletados e exemplo de aplicação para a obtenção da batimetria sob plataformas de gelo na Antártica

Palestrante: Profª. Dr.ª Renata Constantino (IAG-USP)

Resumo: O fundo oceânico sob as plataformas de gelo na Antártica é de difícil acesso e seu conhecimento é escasso. O formato da batimetria sub-gelo influencia diretamente na circulação oceânica e essa interação oceano-gelo é fundamental para entendermos o derretimento dessas plataformas. Apesar de, por si só, a quebra de uma plataforma não afetar diretamente o nível médio do mar (visto que são plataformas de gelo flutuantes), elas agem como barreiras que retardam o fluxo de gelo continental para o oceano. Quando uma plataforma de gelo se quebra, a velocidade com que o gelo continental flui para o mar pode aumentar. Isso resulta em um aumento do volume de gelo continental que se transforma em água no oceano, contribuindo assim para o aumento do nível do mar. Resumindo, a importância de mapear o fundo oceânico sob plataformas de gelo a longo prazo é entender como a configuração da batimetria influência na circulação oceânica e consequentemente no derretimento do gelo, tendo assim um link direto com mudanças climáticas.  Uma forma de superar a falta de medições diretas de batimetria é aplicar o método de inversão de dados gravimétricos. A forma do fundo oceânico influencia o campo de gravidade da Terra devido ao contraste de densidade presente entre o fundo do oceano e a água e podemos utilizar essa informação para mapear a batimetria. Nessa palestra vou mostrar como dados aerocoletados pelo projeto da NASA chamado Operation IceBridge podem ser utilizados para mapearmos o fundo oceânico sob plataformas de gelo, minha experiência durante a participação nesse projeto.

Apresentação: Atualmente professora de Geofísica no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, departamento de geofísica. Trabalhou como Associate Research Scientist no Lamont-Doherty Earth Observatory (LDEO - Columbia University) de 2021-2024. Possui Pós-doutorado pelo Lamont-Doherty (2019-2021), pela Universidade de São Paulo (2018-2019) e pela UNESP (2016-2018). Doutorado em Geofísica pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG) (2016), Mestrado em Geofísica pelo mesmo Instituto (2012), especialização em Divulgação Científica pela ECA/USP (2010) e Graduação em Oceanografia pelo Centro Universitário Monte Serrat (2009). Atualmente tem foco em pesquisas na Antártica.

Transmissão Online: https://www.youtube.com/@PorDentroDaGeofisica