Concurso para Professor Doutor IAG

Edital ATAc-IAG/009/2024

ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO CONCURSO PÚBLICO DE TÍTULOS E PROVAS VISANDO O PROVIMENTO DE 01 (UM) CARGO DE PROFESSOR DOUTOR NO DEPARTAMENTO DE GEOFÍSICA DO INSTITUTO DE ASTRONOMIA, GEOFÍSICA E CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

O Diretor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP) torna público a todos os interessados que, de acordo com o decidido pela Congregação em sessão de 19/06/2024, estarão abertas, pelo prazo de 90 (noventa) dias, com início às 08 horas (horário de Brasília) do dia 02/07/2024 e término às 17 horas (horário de Brasília) do dia 30/09/2024, as inscrições ao concurso público de títulos e provas para provimento de 01 (um) cargo de Professor Doutor, referência MS-3, em Regime de RDIDP, claro/cargo nº 1245406, com o salário de R$ 15.498,97 (maio/2024), junto ao Departamento Geofísica, na área de conhecimento Hidrogeofísica, nos termos do art. 125, parágrafo 1º, do Regimento Geral da USP, e o respectivo programa que segue:

AGG0116 Introdução à Geofísica II: Tópicos teóricos, experimentais e de interpretação de dados nos principais métodos de prospecção geofísica. Práticas de campo e de laboratório simulando problemas exploratórios e de caracterização de terrenos.

AGG0310 Perfilagem Geofísica: Perfuração de poços. Propriedades físicas das rochas. Lei de Archie. Interpretação dos perfis de poço: elétrico convencional; polarização induzida; potencial espontâneo; lateroperfil; múltiplas resistividades; microrresistividade; sônico; temperatura; magnético; gama; perfil de densidade; fissão induzida.

AGG0313 Sondagens Eletromagnéticas: Campos eletromagnéticos naturais. Propriedades elétricas das rochas. Princípios de indução eletromagnética. Sondagens no domínio do tempo e da freqüência. Métodos magnetotelúricos (MT) empregando fontes naturais e controladas. Procedimentos e aquisição e processamento de séries temporais. Cálculo do tensor de impedância. Modelagem e interpretação usando modelos 1D e 2D. Análise de terrenos 3D. Métodos EMAP-Eletric Magnetic Array Profiling. Sondagens no domínio do tempo (TDEM).

AGG0328 Prospecção Geoelétrica Rasa: Aplicação em Prospecção Mineral, Água Subterrânea e Meio-ambiente: Potenciais elétricos naturais. Método do potencial espontâneo. Resistividade elétrica de soluções, minerais e rochas. Arranjos de campo; prática de campo de sondagem elétrica vertical e caminhamento. Interpretação de sondagens elétricas; inversão de dados. Método da polarização induzida: princípios e interpretação de dados. Métodos eletromagnéticos de baixa frequência; Aplicações.

O concurso será regido pelos princípios constitucionais, notadamente o da impessoalidade, bem como pelo disposto no Estatuto e no Regimento Geral da Universidade de São Paulo e no Regimento do IAG/USP.

Os pedidos de inscrição deverão ser feitos, exclusivamente, por meio do link https://uspdigital.usp.br/gr/admissao no período acima indicado.

Call for Faculty Position, Notice ATAc-IAG/009/2024

OPENING FACULTY POSITION IN THE DEPARTAMENTO DE GEOFÍSICA OF THE INSTITUTO DE ASTRONOMIA, GEOFISICA E CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, BRAZIL

The Dean of the Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP), Brazil, announces the opening of a faculty position (position No. 1245406, full-time dedication service), in the Departamento de Geofísica, in Hydrogeophysics area. Interested applicants should hold a Ph.D. The position requires a commitment to teaching and the ability to conduct independent research. Applications will be accepted between July 2nd, 2024, at 8 a.m., to September 30th, 2024, at 5 p.m. (GMT -3). The entry-level annual salary (MS3 level) is R$ 201.486,61 plus benefits.

The exams can be performed in Portuguese or English and will cover the following disciplines:

AGG0116 Introduction to Geophysics II: Theoretical, experimental, and data interpretation topics in the main geophysical prospecting methods. Field and laboratory practices simulating exploratory problems and terrain characterization.

AGG0310 Geophysical Logging: Well drilling. Physical properties of rocks. Archie's law. Interpretation of well logs: conventional electric; induced polarization; spontaneous potential; laterolog; multiple resistivities; microresistivity; sonic; temperature; magnetic; gamma; density log; induced fission.

AGG0313 Electromagnetic Surveys: Natural electromagnetic fields. Electrical properties of rocks. Principles of electromagnetic induction. Time-domain and frequency-domain soundings. Magnetotelluric (MT) methods using natural and controlled sources. Procedures for acquisition and processing of time series. Impedance tensor calculation. Modeling and interpretation using 1D and 2D models. 3D terrain analysis. EMAP-Electric Magnetic Array Profiling methods. Time-domain electromagnetic soundings (TDEM).

AGG0328 Geoelectric Prospection: Applications in Mineral Exploration, Groundwater and Environmental Studies: Application in Mineral Prospecting, Groundwater, and Environment: Natural electrical potentials. Spontaneous potential method. Electrical resistivity of solutions, minerals, and rocks. Field arrangements; field practice of vertical electrical sounding and profiling. Interpretation of electrical soundings; data inversion. Induced polarization method: principles and data interpretation. Low-frequency electromagnetic methods; applications.

The contest will be disciplined by Brazilian constitutional principles, notably that of impersonality, as well as by the provisions of the Statute and General Regulations of the Universidade de São Paulo and the Regulations of IAG/USP.

The official announcement in Portuguese is available at https://uspdigital.usp.br/gr/admissao  where registration applications must be made during the period stated above.

ATAc-IAG/009/2024

Anexos: