A Terra: Do Alto das Montanhas às Profundezas dos Oceanos

IAG/USP (Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária)

O curso será ministrado para o público da Terceira Idade com a finalidade de explicar diversos processos envolvidos na formação e evolução do planeta Terra e ressaltar a importância dos estudos científicos neste processo.

Público alvo: Público com idade 60+ anos
Período de realização: de 21 a 25/10/2023 (segunda a sexta-feira)
Horário: das 09:00 às 12:00
Carga horária: 15h
Vagas: 120 (número mínimo de matriculados para a realização do curso: 10)
Inscrições: de 30/09/2024 00:00 a 13/10/2024 23:59 no site: https://uspdigital.usp.br/apolo/apoObterCurso?cod_curso=140400156&cod_edicao=23001&numseqofeedi=1
Taxa de matrícula: –
Coordenação: Prof. Dr. Eder Cassola Molina

AULAS

1. A origem do Sistema Solar
  2. A Terra: características básicas, tectônica e métodos geofísicos utilizados para sua investigação
  3. O mistério da formação das montanhas
  4. Os oceanos e as plataformas de gelo na Antártica
  5. O campo magnético terrestre, do núcleo ao espaço, no passado e no presente

Referências bibliográficas:

- Geofisica, uma breve introdução – Ribeiro, F. B. e Molina, E. C. – EDUSP, 2018. 320 pp.
- A Terra vista pelo buraco da fechadura – Trindade, R. I. F. e Molina, E. C. – disponível em
- O céu que nos envolve. Picazzio, E. (ed).
- Notas de aula elaborada pelos ministrantes.

Critérios de Seleção:

As inscrições serão realizadas até o final do prazo, sendo selecionados prioritariamente os inscritos que atendam o requisito de idade (acima de 60 anos), conforme ordem de inscrição.

Certificado

• Serão conferidos certificados de conclusão do curso aos participantes que tiverem no mínimo 75% de presença (11h15).
  • No certificado constarão dados pessoais, percentual de presença e o número de horas do curso (15h).
  • Os certificados serão enviados por e-mail aos alunos aprovados, no prazo de 90 dias do término do curso.

IMPORTANTE:

• A INSCRIÇÃO é realizada pela parte "pública" do Sistema Apolo. NÃO É PRECISO LOGAR.
  • Qualquer pessoa pode fazer a matrícula, aluno da USP ou não.
  • O curso aparecerá no Sistema Apolo somente na data de inscrição indicada para cada curso.
  • As vagas são limitadas.
  • O Sistema Apolo é gerenciado pela Reitoria. Não temos como dar suporte técnico a eventuais problemas de acesso ao sistema. O suporte da Reitoria é oferecido pelo e-mail: apolo@usp.br
  • Para este evento NÃO HAVERÁ listas de espera ou matrículas posteriores.
  • Recomendamos que o aluno não faça matrícula sem a certeza de que irá cursar as aulas.
  • Todos os aprovados (75% de frequência mínima) terão certificados.
  • Recomendamos a inscrição em computadores. Alguns dispositivos de celulares ou navegadores de internet não conseguem completar a inscrição no Sistema Apolo.

Toda a comunicação será efetuada por meio desta página do IAG/USP e pelo e-mail informado no formulário de inscrição. A falta de resposta ou confirmação por parte do candidato poderá implicar na perda de prazos e até na eliminação do mesmo.

A Coordenação do curso não se responsabiliza por eventuais prejuízos ao candidato decorrentes de incorreção ou desatualização de endereço eletrônico, bem como por quaisquer outros problemas relacionados à sua conta de e-mail, inscrições via internet não recebidas por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

Em caso de dúvidas, entrar em contato com: cursosext@iag.usp.br