Uso do Observatório Solar no ensino de Astronomia da cultura Guarani
Autor | Izabela Cristina Bittencourt Rodrigues |
Orientador | Thais Eunice Pires Idiart |
Tipo de programa | Mestrado |
Ano da defesa | 2022 |
Palavras chave | Interculturalidade; Astronomia cultural; Cultura Guarani; Observatório solar; Gamificação. |
Departamento | Astronomia |
Resumo | Esta dissertação destina-se a educadores, curiosos e interessados em conhecimentos de culturas indígenas, especialmente os conhecimentos relativos às observações celestes dos povos Guarani. Inicialmente foi realizada uma compilação dos principais conhecimentos registrados sobre estes saberes, visando a sua utilização na elaboração de práticas didáticas em astronomia. Neste trabalho a prática didática selecionada foi a elaboração de uma réplica de observatório solar, sendo a contextualização da mesma realizada com uso de uma narrativa que apresentou alguns dos aspectos da cultura Guarani. O software simulador de céu Stellarium também foi utilizado como elemento complementar à narrativa, onde algumas das constelações Guarani puderam ser apresentadas, complementando a prática de observação celeste. Um questionário foi elaborado para descrever os conceitos astronômicos envolvidos nas observações com o observatório solar e com o Stellarium. A narrativa, o simulador celeste e o sistema de feedback do questionário foram considerados como elementos de jogos que constituem a metodologia ativa baseada em gamificação. A atividade educativa aqui proposta possibilita o ensino de astronomia intercultural, fazendo valer as exigências da legislação atual (Lei 11.645/08) no currículo escolar e em diferentes modelos de ensino, especialmente na educação não formal e no ensino à distância.
|
Anexo | dissertacao_IZABELA_corrigida.pdf |