Uso do Observatório Solar no ensino de Astronomia da cultura Guarani

Autor Izabela Cristina Bittencourt Rodrigues
Orientador Thais Eunice Pires Idiart
Tipo de programa Mestrado
Ano da defesa 2022
Palavras chave Interculturalidade; Astronomia cultural; Cultura Guarani; Observatório solar; Gamificação.
Departamento Astronomia
Resumo
Esta dissertação destina-se a educadores, curiosos e interessados em conhecimentos de culturas indígenas, especialmente os conhecimentos relativos às observações celestes dos povos Guarani. Inicialmente foi realizada uma compilação dos principais conhecimentos registrados sobre estes saberes, visando a sua utilização na elaboração de práticas didáticas em astronomia. Neste trabalho a prática didática selecionada foi a elaboração de uma réplica de observatório solar, sendo a contextualização da mesma realizada com uso de uma narrativa que apresentou alguns dos aspectos da cultura Guarani. O software simulador de céu Stellarium também foi utilizado como elemento complementar à narrativa, onde algumas das constelações Guarani puderam ser apresentadas, complementando a prática de observação celeste. Um questionário foi elaborado para descrever os conceitos astronômicos envolvidos nas observações com o observatório solar e com o Stellarium. A narrativa, o simulador celeste e o sistema de feedback do questionário foram considerados como elementos de jogos que constituem a metodologia ativa baseada em gamificação. A atividade educativa aqui proposta possibilita o ensino de astronomia intercultural, fazendo valer as exigências da legislação atual (Lei 11.645/08) no currículo escolar e em diferentes modelos de ensino, especialmente na educação não formal e no ensino à distância.
Anexo dissertacao_IZABELA_corrigida.pdf