A didatização do ensino de astronomia dentro da perspectiva transdisciplinar: um caminho para a sustentabilidade planetária
Autor | Luciana Alves Sales da Silva |
Orientador | Amancio Cesar Santos Friaca |
Tipo de programa | Mestrado |
Ano da defesa | 2023 |
Palavras chave | Competências e Habilidades; Sustentabilidade Ensino de Astronomia; Transdisciplinaridade; Educação Ambiental; Letramento Científico; Currículo Sequências Didáticas |
Departamento | Astronomia |
Resumo | Resumo: A questão inicial da presente pesquisa foi como didatizar o Ensino de Astronomia na Educação Básica. Este trabalho partiu da análise da presença da Astronomia na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em 2019 como um dos documentos norteadores para reformulação dos currículos escolares em todas unidades de ensino do país. Verificou-se que os conceitos relacionados à Astronomia ocorriam de maneira diluída e dispersa na BNCC e que o potencial de transversalidade do saber astronômico não era explicitado. Um campo onde o ensino de Astronomia poderia ser muito relevante mas que ainda é pouco explorado é na educação ambiental, dado o caráter transdisciplinar das ciências ambientais e o poder integrador do saber astronômico. Assim, elaboramos Sequências Didáticas (SDs) transdisciplinares conectando Ensino de Astronomia e educação ambiental, com o objetivo de promover uma educação planetária para a sustentabilidade e o diálogo entre os conhecimentos abordados na escola regular. Respeitamos as competências e habilidades estabelecidas na BNCC e no Currículo de Pernambuco, mas também transcendemos estes fundamentos quando necessário. Dentro da BNCC, integramos a área de Ciências da Natureza com as áreas de Linguagens, Matemática e Ciências Sociais. O produto final desta pesquisa foi um conjunto de SDs para os Anos Finais da Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), que foram aplicadas em duas unidades de ensino, uma da rede pública e outra da rede privada da região metropolitana do Recife. Os resultados obtidos com a aplicação das SDs nas duas unidades de ensino, pertencentes à redes distintas, permitiram comprovar que, tanto na esfera pública quanto na privada, é perfeitamente exequível conectar o Ensino de Astronomia à educação ambiental na Educação Básica, promovendo simultaneamente o letramento científico, a cidadania ambiental e a consciência planetária
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Anexo | 11572340.pdf |