A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA) divulga a campanha de Fevereiro Roxo e Laranja, para conscientização sobre Lúpus, Fibromialgia, Alzheimer e Leucemia.
A cor roxa se destina a conscientizar sobre Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer. Lúpus é um distúrbio crônico que faz com que o organismo produza mais anticorpos que o necessário para manter o organismo em pleno funcionamento, causando inflamações nos rins, pulmões, pele e articulações. Segundo o Ministério da Saúde, o Lúpus Sistêmico (Les). A Fibromialgia ataca especificamente as articulações, causando dores por todo o corpo, principalmente nos músculos e tendões, além de provocar cansaço excessivo, alterações no sono, ansiedade e depressão. Ambas as doenças afetam principalmente mulheres. O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que provoca o declínio das funções cognitivas, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social e, com o passar do tempo, trazer perda de memória. O Alzheimer afeta cerca de 1 milhão de brasileiros com mais de 60 anos de idade.
Por sua vez, a cor laranja dá destaque à prevenção sobre Leucemia, um tipo de câncer que afeta as células sanguíneas na medula óssea e no sistema linfático. Os sintomas incluem anemia, palidez, sonolência, fadiga, palpitação, manchas roxas na pele ou pontos vermelhos, bem como gânglios linfáticos inchados, perda de peso, febre e dores nas articulações e ossos. Os sintomas podem incluir fadiga e fraqueza, infecções frequentes, sangramento ou hematomas e dor óssea ou articular. Um dos tratamentos para os mais de 10 mil novos casos por ano (no Brasil) é o transplante de medula óssea. A cada cem mil pacientes, apenas um doador é compatível. Por isso, a campanha também frisa a importância da doação de medula óssea. Para se cadastrar para doação de medula óssea, basta manifestar interesse em um hemocentro.
Informações retiradas de: https://www.gov.br/cetene/pt-br/assuntos/noticias/campanha-fevereiro-roxo-e-laranja
CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
