IAG seleciona bolsistas para divulgação científica

O Departamento de Astronomia, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo, torna público Edital de seleção de 02 (dois) candidatos à bolsa de divulgação científica no âmbito do Projeto "Laboratório Itinerante de Ciências da Terra e do Universo (PRCEU1938)", apoiado com recursos da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU).

O Projeto "Laboratório Itinerante de Ciências da Terra e do Universo”, coordenado pela Profa Dra. Jane Gregorio-Hetem, tem como objetivo principal divulgar as carreiras nas áreas de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, que são pouco conhecidas pelos estudantes de ensino médio. Para esse fim, pretendemos selecionar algumas escolas públicas e levar até elas informações sobre os três cursos do IAG. Além de atrair mais candidatos para nossos bacharelados, o objetivo é esclarecer aos pré-vestibulandos sobre as características dos nossos cursos, visando a diminuição da taxa de evasão, tão comum na área de exatas. Essa parte do projeto será dedicada ao desenvolvimento dos experimentos a serem levados para demonstração nas escolas. Visamos em particular a montagem e programação de um circuito de sensores atmosféricos, com vistas para um futuro lançamento como carga útil de um nano satélite (CubeSat) educacional a ser futuramente construído no IAG.

A bolsa terá duração de 06 (seis) meses, separados em dois períodos (um de 2 meses e outro de 4 meses), com carga horária de 10 horas semanais, no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais) mensais, a serem pagos com recursos da PRCEU/USP. No primeiro período, as atividades dos bolsistas terão início em 10 de Outubro de 2016, finalizando em 09 de Dezembro de 2016. As atividades serão retomadas no segundo período com início em 01 de Março de 2017, finalizando em 30 de Junho de 2017.

O período de inscrição será de 20 a 27 de Setembro de 2016. As informações completas estão disponíveis no Edital.

AnexoTamanho
EDITAL18.98 KB