Museu de Meteorologia e Estação Meteorológica se destacam na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2014

Entre os dias 8 e 11 de outubro, a USP participou da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que é promovida anualmente pelo Ministério de Ciência e Tecnologia. As atividades da USP foram realizadas no Parque CienTec, que ofereceu sessões de planetário digital, trilhas, gincanas, exposições de Geofísica e Matemática, dentre outras atividades. 
 
A cerimônia de abertura do evento ocorreu no dia 8 de outubro, com presença do Pró-Reitor Adjunto de Extensão Universitária, Prof. Dr. Moacyr Ayres Novaes Filho. O meteorologista Mario Festa executou as músicas "What a Wonderful World" e "Amigos para Siempre".
 
 
A participação da Estação Meteorológica do IAG-USP, do Museu de Meteorologia e do Laboratório de Hidrometeorologia – LabHidro foram destaque entre as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na USP.  
 
O estande do IAG foi montado em uma pequena tenda entre o Museu de Meteorologia e o Cercado Meteorológico. Foram expostos instrumentos meteorológicos e painéis com informações e curiosidades. Os visitantes puderam também conhecer os três cursos do IAG-USP, já que folhetos com informações sobre o Instituto foram distribuídos. Os alunos do curso de Bacharelado em Meteorologia que trabalharam no evento também conversaram com os visitantes, que puderam aprender um pouco mais sobre essa área do conhecimento.
 
 
O Museu de Meteorologia fez grande sucesso, atraindo público de todas as idades. O pinguim empalhado, os equipamentos de escritório e os instrumentos meteorológicos do final do século 19 e da primeira metade do século 20 atraíram muitos interessados. Além desses itens, o acervo fotográfico que registra a fundação da Comissão Geographica e Geológica e que também relembra a cidade de São Paulo da primeira metade do século 20, atraiu olhares curiosos. 
 
 
Diversos expositores de outras unidades de ensino e pesquisa da USP trouxeram atividades variadas, como o Desafio Robótico, a Oficina de Réplicas de Fósseis e o projeto Solo na Escola.  A exposição itinerante Cabeça Dinossauro: O novo titã brasileiro, que ficará no Parque CienTec até 31 de Janeiro de 2015, também foi grande sucesso dentre os visitantes. 
 
Durante os quatro dias de evento, o Parque recebeu 7858 alunos de escolas públicas e privadas que fizeram agendamento prévio. O número não conta os visitantes avulsos, muitos atraídos pelo movimento na frente do Parque e instigados pela curiosidade. Estima-se que pelo menos 20% desses visitantes passou pelo Museu de Meteorologia e pela tenda montada na frente dele.
 
 
Muitos visitantes inclusive residem nas proximidades do Parque e não conheciam as atividades desempenhadas. Ficou bastante claro o quanto a cidade precisa de eventos de difusão científica e cultural.
 
 
Texto de Samantha N.S. Martins Almeida, meteorologista da Estação Meteorológica do IAG.