IAG recebe 1500 visitantes durante Virada Científica

O Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP abriu suas portas com atividades especiais para visitantes durante 24 horas entre a manhã do sábado (11/10) e do domingo (12/10). As atividades integraram a primeira edição da Virada Científica promovida pela USP em diversas unidades.

Superando as expectativas, cerca de 1500 visitantes conheceram o circuito "Ciências da Terra e do Universo", que mostrou um pouco das três áreas de pesquisa do IAG. O circuito era iniciado com uma estação sismográfica montada pelo Centro de Sismologia da USP. Os pulos e passos dos visitantes podiam ser registrados por um sensor e exibidos em um monitor. O Centro de Sismologia também mostrou como é feito o monitoramento da Rede Sismográfica Brasileira.

As Ciências Atmosféricas foram representadas pela pesquisa sobre poluição do ar. Os visitantes conheceram equipamentos e receberam informações sobre medição e efeitos da poluição atmosférica. Por fim, podiam conhecer mais sobre Astronomia com diversos painéis explicativos (Paisagens Cósmicas) e também com observação com telescópios do Sol, durante o dia, e do céu noturno, após escurecer. O IAG foi uma das poucas unidades que manteve o atendimento durante a madrugada, recebendo público interessado na observação do céu até as 7:00 do domingo.

“As atividades oferecidas pelo IAG tiveram um grande impacto durante a Virada, não apenas para o público, mas também na imprensa. Isso apenas confirma a demanda que temos para atividades de cultura e extensão e da importância de oferecermos cada vez mais atividades como essa para as escolas e para o público em geral”, avaliou a Profa. Dra. Elysandra Figueredo, que coordenou a Virada no Instituto.

Mais de 250 dos visitantes também assistiram às três palestras promovidas nesta Virada Científica: "A Dança dos Continentes", com o Prof. Dr. Manoel D'Agrella, "Variabilidade Climática e o Ciclo da Água", com o Prof. Dr. Augusto José Pereira Filho, e "11 Maneiras de ser morto por um Buraco Negro", com o Prof. Dr. Rodrigo Nemmen.

O IAG organizou ainda as sessões do Planetário Digital montado em parceria com a Domo Ciência. As oito sessões receberam a capacidade máxima de participantes, totalizando público de 400 pessoas.

O atendimento aos visitantes foi realizado por professores e servidores técnico e administrativos do IAG, além de um grupo de monitores e voluntários formado por alunos de graduação, pós-graduação e pesquisadores do pós-doutorado.

Fotos da Virada Científica no IAG

Estação Sismográfica registra movimento dos visitantes

Apresentação sobre poluição do ar foi um dos destaques no IAG

Telescópio do sol fez sucesso entre os visitantes