Laboratório de Astrobiologia

O Laboratório de Astrobiologia, chamado AstroLab, surgiu do esforço conjunto de pesquisadores de diferentes áreas, interessados na pesquisa e no ensino de Astrobiologia. O grupo começou a interagir, ainda informalmente, no ano de 2006, com a realização do I Workshop Brasileiro de Astrobiologia, que uniu pesquisadores de diversos Estados brasileiros e com formações bastante diversificadas. Em 2012 foi implantado o Laboratório de Astrobiologia – Astrolab, uma instalação multidisciplinar que envolve especialistas do IAG, Instituto de Química (IQ), Instituto Oceanográfico (IO) e Instituto de Geociências (IGc) com o objetivo de estudar a sobrevivência de diversos microorganismos em ambientes extremos, reações químicas que ocorrem em gelos de cometas, penetração de radiação em diversos tipos de solos, entre outros.

O centro do Laboratório é uma câmara de simulação de ambientes extraterrestres, capaz de simular diversos ambientes, variando parâmetros como temperatura, pressão, composição gasosa e fluxo de radiação. Além da câmara, o Astrolab conta com dois laboratórios de apoio, um de química e outro de biologia, bem equipados, para possibilitar que qualquer usuário possa trabalhar com suas amostras em condições adequadas. O laboratório conta também com estrutura computacional para trabalhos teóricos de simulação, que servirão para apoiar os trabalhos experimentais.

O Astrolab foi inicialmente implantado no observatório Abrahão de Moraes, em Valinhos/SP, mas por questões logísticas, foi transferido em 2014 para o Instituto de Química da USP, na Cidade Universitária.