Todas Notícias

Segure a tecla "Ctrl" para escolher mais de uma opção para o filtro.

Transferência Interna IAG 2018

As inscrições para o processo de Transferência Interna 2018 estarão abertas no período de 04 a 08 de dezembro de 2017, das 08h às 12h e das 14h às 16h, no Serviço de Graduação do IAG.

Os documentos necessário para a inscrição são os seguintes:

1) Requerimento dirigido ao Diretor da Unidade, conforme modelo fornecido pelo Serviço de Graduação no ato da inscrição.

2) Comprovante de matrícula da Unidade de origem emitido e carimbado pela respectiva Seção de Alunos. (original e cópia)

85 anos da Estação Meteorológica do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo

Em 22 de novembro de 2017, a Estação Meteorológica do IAG-USP (EM-IAG-USP) situada na área central do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, completou 85 anos de existência, acumulando mais de 57.000 observações meteorológicas ininterruptas dos principais elementos da atmosfera, mesmo em períodos difíceis como durante a Segunda Guerra Mundial que dificultava a importação de diagramas originais, e num período mais recente na década de 90 com saída de vários observadores.   Durante esse período, foram atingidos novos recordes com relação à chuva e à temperatura, e a longa série de

Estação Meteorológica do IAG divulga boletim de outubro de 2017

O resumo de outubro de 2017 já se encontra disponível para download no site da Estação Meteorológica do IAG.

Telescópio brasileiro tem papel importante em descoberta revolucionária associada ao Nobel de Física 2017

O Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG), da Universidade de São Paulo (USP) promoveu nesta segunda-feira, 16 de outubro, coletiva de imprensa a respeito das novas descobertas internacionais sobre as ondas gravitacionais e sobre o telescópio brasileiro T80-Sul, que teve participação importante nos resultados. 
 
Vídeo produzido pelo Núcleo de Divulgação Científica da USP:

Estação Meteorológica do IAG divulga boletim de setembro de 2017

O resumo de setembro de 2017 já se encontra disponível para download no site da Estação Meteorológica do IAG.

Prêmio Destaque da Pós-Graduação do IAG-USP 2017

O Prêmio Destaque da Pós-Graduação do IAG-USP é concedido aos Egressos que se destacaram durante a realização de seus cursos, segundo critérios estabelecidos pelos Programas de Astronomia, Geofísica, Meteorologia e Mestrado Profissional em Ensino de Astronomia.
 
Os premiados de 2017 foram anunciados durante o IX Simpósio de Pós-Graduação do IAG, realizado no dia 29 de setembro.
 
Programa: Astronomia
 
Mestrado: Daniel Bednarski Ramos
Orientador: Prof. Dr.

Diretoria do IAG: discurso de posse

Discurso de Posse para a Diretoria do IAG/2017:
 
Pedro Leite da Silva Dias e Ricardo Trindade
 
Em meu nome e do Ricardo, iniciamos nosso discurso cumprimentando o Magnífico Reitor, Prof. Marco Antônio Zago, o Vice-Reitor, Prof. Vahan Agopyan, o Secretário Geral da USP, Prof. Ignacio Poveda Velasco, e o Prof. Laerte Sodré Jr., Diretor do IAG.

Estação Meteorológica do IAG divulga boletim de agosto de 2017

O resumo de agosto de 2017 já se encontra disponível para download no site da Estação Meteorológica do IAG. Para acessá-lo diretamente: www.estacao.iag.usp.br/Mensais/Agosto2017.pdf
 
 
Fila de visitantes no Museu de Meteorologia durante a feira “USP e as Profissões” (ocorreu entre 24 e 26 de agosto). O evento recebeu cerca de 70 mil visitantes.

Cursos do IAG são 5 estrelas no Guia do Estudante 2017

 
A Comissão de Graduação do IAG tem a satisfação de comunicar que os três cursos de graduação do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP foram novamente avaliados neste ano de 2017 como CINCO ESTRELAS na avaliação anual feita pela revista Guia do Estudante, da Editora Abril.

Departamento de Ciências Atmosféricas lança vídeo institucional

O Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP está lançando um vídeo que destaca a formação em Meteorologia e os recursos do seu Departamento de Ciências Atmosféricas. O objetivo é apresentar as características do curso de Bacharelado e do Programa de Pós-Graduação em Meteorologia, por meio de conversas com professores e estudantes.
 
O vídeo de 11 minutos mostra as perspectivas diversas de carreira para os egressos na área, que abrange desde as áreas de meteorologia até  carreiras em tecnologia da informação.