ATIVIDADE SÍSMICA EM BEBEDOURO


Boletim do IAG-USP no. 2


No sábado, 02/04/2005, às 12h25min25s, um forte tremor sacudiu o sítio Sto. Antônio do Sr. José Cagnin. A Fig. 1 mostra o registro dos tremores de 30/03 (4a.feira às 08:41) e o do último sábado às 12:25 na estação sismográfica da USP em Valinhos, a 267 km de distância. O tremor de sábado teve magnitude 2,8 na escala Richter, um pouco menor que o do dia 30 de março.


Fig. 1. Sismogramas dos tremores de 30/03 e 02/04 registrados na estação de Valinhos (IAG-USP)


Pequenos tremores de terra como estes de Andes podem ocorrer naturalmente em qualquer região do país devido a forças geológicas. A possibilidade de relação com abertura de poços tubulares nas proximidades dos epicentros ainda não está comprovada, mas também não pode ser descartada. O IAG-USP está analisando mais dados para verificar esta possibilidade.


Técnicos do IAG deverão continuar visitando a região periodicamente para coleta de dados das estações e prosseguimento dos estudos. É provável que os abalos continuem ocorrendo por várias semanas, com intensidades variáveis. Não se pode descartar a possibilidade de ocorrerem tremores maiores que magnitude 3. O risco de danos graves, no entanto, continua muito remoto e não há motivo para alarme. No Brasil já ocorreram diversos outros casos de magnitudes bem maiores do que 3, sem nunca haver vítima ou danos muito graves.


IAG, 05 de abril de 2005.