Doutorado: Condições Atmosféricas Conducentes a Tempestades Severas e sua Relação com a Urbanização na RMSP

Auditório ADM210 do IAG (Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária)

Defesa de tese de doutorado
Aluno: Andréia Bender
Programa: Meteorologia
Título: Condições Atmosféricas Conducentes a Tempestades Severas e sua Relação com a Urbanização na RMSP

Comissão julgadora
Prof. Dr. Edmilson Dias de Freitas – IAG/USP
Profa. Dra. Maria Assunção Faus da Silva Dias – IAG/USP
Prof. Dr. Luiz Augusto Toledo Machado – CPTEC-INPE/Cachoeira Paulista-SP
Prof. Dr. Ernani de Lima Nascimento – UFSM/Santa Maria-RS - por videoconferência
Prof. Dr. Wallace Figueiredo Menezes –UFRJ/ Rio de Janeiro-RJ

O potencial aumento da atividade convectiva e da severidade das tempestades proporcionada pela ilha de calor urbana das grandes cidades, já apontado por diversos autores, é verificado através de testes com o modelo BRAMS, em que o esquema TEB é ativado e desativado para dois casos de tempestade. Em seguida, cenários de crescimento da mancha urbana para o ano de 2030 e de aumento da área com construções altas foram utilizados para avaliar o possível aumento na quantidade de precipitação, nos índices de tempo severo e, consequentemente, na severidade das tempestades que podem ocorrer na região. Com os métodos de planejamento fatorial e separação de fatores, verificou-se que o aumento da mancha urbana é capaz de aumentar a quantidade de chuva sobre a RMSP, indicando que a mudança do uso do solo de rural para o urbano é determinante para este aumento. A precipitação induzida pelo aumento da área com construções altas possui uma tendência para supressão da chuva. O aumento da mancha urbana é o principal fator gerador de instabilidade e cisalhamento entre os ensaios. O fator de aumento da urbanização vertical causa diferentes impactos entre os dois casos de tempestade, um com aumento e outro com redução da instabilidade. Em ambos os casos a verticalização causa redução do cisalhamento. A interação entre os fatores promove um meio termo entre os dois efeitos, há aumento da quantidade de chuva e no deslocamento da tempestade.
Palavras-chave: Tempo severo. Ilha de calor urbana. Parâmetros convectivos.