Bacharelado em Geofísica

O geofísico é um profissional capaz de coletar, analisar e interpretar informações de campos físicos para explorar questões ambientais, recursos minerais e a dinâmica da Terra e outros planetas.

O que é Geofísica

A Geofísica estuda as propriedades físicas da Terra utilizando métodos físicos relacionados ao calor, magnetismo, radioatividade, gravidade, eletricidade e propagação de ondas elásticas para investigar seu interior, desde as camadas mais superficiais – onde se alojam os recursos minerais (petróleo, minérios, água) – até as porções mais profundas de nosso planeta, que são conhecidas unicamente pelas informações geofísicas.

Como é o curso

Há disciplinas introdutórias sobre Geofísica logo nos primeiros semestres, mas o currículo também possui fortes componentes de Física, Matemática e Computação. As aulas são oferecidas no próprio IAG e também em outras unidades da USP, como o Instituto de Física, o Instituto de Matemática e Estatística e o Instituto de Geociências.
A formação do geofísico no IAG inclui atividades práticas em campo e em laboratório.

As aulas do curso de Geofísica são oferecidas no período diurno. Além das disciplinas obrigatórias, o aluno também deve cursar disciplinas optativas, cujo horário de oferecimento pode variar.

O curso tem duração ideal de dez semestres e deve ser concluído em no máximo 16 semestres.

Perspectivas e mercado de trabalho

As principais áreas de atuação são empresas de petróleo e gás e de prospecção mineral, além de desenvolvimento de softwares, obras de infraestrutura e trabalhos relacionados a contaminação ambiental.

Atualmente, existe boa demanda de profissionais da área de geofísica no Brasil e no mundo, especialmente relacionado à exploração de recursos como petróleo, gás, minérios e água.
 

Anexo Tamanho
Catálogo do Bacharelado em Geofísica (2024) - 1º semestre 1.18 MB
Projeto Pedagógico do Bacharelado em Geofísica (2022) 276.04 KB

Duração ideal

10 semestres

Período

Diurno

Vagas

30 por ano

prova

Vestibular e ingresso

Saiba mais
Estudantes na praça do relógio - foto: Marcos Santos/USP Imagens

Estudantes regulares

Saiba mais
Estudantes caminham sobre chão coberto de pétalas no campus (crédito: Marcos Santos/USP Imagens)

Permanência estudantil e oportunidades

Saiba mais