Doutorado: Matéria escura e bariônica em galáxias espirais: uma análise conjunta de observações e simulações numéricas

Auditório 2 do IAG (Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária)

Defesa de tese de doutorado
Aluno: Juan Carlos Basto Pineda
Programa: Astronomia
Título: Dark and baryonic matter in spiral galaxies: a joint analysis of observations and numerical simulations (Matéria escura e bariônica em galáxias espirais: uma análise conjunta de observações e simulações numéricas)

Comissão julgadora
Profa. Dra. Claudia Lucia Mendes de Oliveira - IAG/USP
Profa. Dra. Sandra dos Anjos - IAG/USP
Prof. Dr. Gastão Cesar Bierrenbach Lima Neto - IAG/USP
Prof. Dr. Philippe Amram –LAM/França
Prof. Dr. Irapuan Rodrigues de Oliveira Filho –UNIVAP/São José dos Campos-SP

Esta tese trata do estudo da distribuição de matéria escura e bariônica em escalas galácticas. A maior evidência da presença de matéria escura em galáxias, e da forma como ela se distribui, vem das curvas de rotação, que não podem ser explicadas somente pela presença de matéria luminosa. Por outro lado, as simulações numéricas de formação de estruturas baseadas no modelo ΛCDM explicam observações do Universo em grande escala de maneira satisfatória, mas ainda contradizem as observações de curvas de rotação no que diz a respeito á forma esperada dos perfis de densidade da matéria escura na região central de halos galácticos. Este fato, ainda não compreendido, é conhecido como o problema cusp-core e será um dos principais temas de estudo desta tese. A parte principal deste projeto consiste na utilização de modelos numéricos com simulações de N-corpos/hidrodinâmicas de galáxias de alta resolução. O principal objetivo será a determinação do grau de confiança com que a distribuição radial de matéria escura e bariônica pode ser recuperada em galáxias espirais a partir de observações fotométricas e cinemáticas. Trata-se de um estudo muito detalhado e inovador utilizando simulações e ferramentas de análise de última geração.
Palavras chave: cosmologia: teoria – matéria escura – galáxias: anãs – galáxias: halos – galáxias: cinemática e dinâmica – galáxias: estrutura.