Mestrado: Análise das distribuições de exoplanetas no espaço de parâmetros físicos e orbitais

Auditório ADM210 do IAG (Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária)

Aluno: Irapuan Lira Feitosa Filho
Programa: Astronomia
Título: Análise das distribuições de exoplanetas no espaço de parâmetros físicos e orbitais

Comissão julgadora
1- Profa. Dra. Tatiana Alexandrovna Michtchenko - IAG/USP
2- Prof. Dr. Amâncio Cesar Santos Friaça - IAG/USP
3- Dr. Hugo Alberto Folonier - Pós-doutorando - IAG
4- Prof. Dr. Bruno Lustosa de Moura - IFRN/Natal-RN - por videoconferência

Neste trabalho, nós analisamos as principais características das distribuições, em espaços paramétricos, dos exoplanetas conhecidos com o objetivo de se obter uma visão geral de suas propriedades dinâmicas. Para isso, utilizamos as informações relativas aos elementos orbitais e propriedades físicas de uma amostra de 1457 exoplanetas, membros de 574 sistemas multiplanetários, colhidas em catálogos nos sites exoplanetarchive.ipac.caltech.edu e exoplanets.org. Nós plotamos as distribuições de pares consecutivos nos espaços dados pelas massas planetárias, períodos orbitais e excentricidades. Nós classificamos os exosistemas de acordo com seu comportamento dinâmico em ressonantes, quase-ressonantes, seculares e hierárquicos. Nos baseamos em testes rápidos para analisar a estabilidade de longo período destes sistemas.
Palavras-chave: Astronomia; Exoplanetas; Sistemas Planetários; Distribuições; Parâmetros Orbitais; Parâmetros Físicos; Parâmetros Dinâmicos; Estabilidade.