Defesa de dissertação de mestrado
Aluno: Jahiro Damian Miranda Calvet
Programa: Geofisica
Título: Determinação do plano de falha do sismo de Aiquile de 1998 com relocalização relativa das réplicas
RESUMO: A área principal deste estudo é o povoado de Aiquile, situado na Cordilheira Oriental dos Andes bolivianos, entre o cinturão da região Sub-Andina e o planalto do Altiplano (Lavenu et al., 2000a). Nesta região, no dia 22 de maio de 1998, às 04:48:50 da manhã (UT), os moradores do povoado sentiram uma atividade sísmica forte, diferente das outras registradas até então. Esta teria uma magnitude de 6.6 Mw, sendo o sísmo mais forte ocorrido na Bolivia nos últimos 50 anos.
Dois meses depois, tinham ocorrido mais de 50 réplicas, atingindo magnitudes até 5 Mw, ás 06:17:05 da manhã (UT) no mesmo dia 22, e no dia 26 de maio às 01:08:18 da manhã (UT). O método de relocalização relativa consiste em determinar a posição do epicentro de um evento chamado “alvo” ou “target”, em relação a um evento fixado como referência (Cleveland, 2013).
Para fazer as leituras dos sismogramas, trabalhou-se com dois programas sismológicos, o SAC e o DOMFT. Este último software, permite usar um filtro gaussiano e separar o modo fundamental das ondas de superfície (Herrmann and Ammon).
O plano de falha determinado neste trabalho tem um valor próximo (8.53º ± 0.35º N-S) do modelo de falha aprensentado pelo método InSAR (7º N-S) (Funning et al., 2005), e também o modelo apresentado pela agência HRDV (186o N-S).
Com este trabalho espera-se que determinando o plano de falha de Aiquile e conferindo com os outros modelos apresentados, seja demostrado a praticidade e funcionalidade do método de relocalizações relativas e possa ser suporte nas fut