Mestrado: Determinacao do plano de falha do sismo de Aiquile de 1998 com relocalizacao relativa das replicas

SALA 15 do IAG (Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária)

Aluno: Jahiro Damian Miranda Calvet
Programa: Geofisica
Título: Determinação do plano de falha do sismo de Aiquile de 1998 com relocalização relativa das réplicas

Comissão julgadora
Prof. Dr. Marcelo Sousa de Assumpção – orientador - IAG/USP
Prof. Dr. João Carlos Dourado – UNESP/Rio Claro-SP
Prof. Dr. Fabio Taioli – IGc/USP

RESUMO: A  área principal deste estudo  é o povoado de Aiquile, situado na Cordilheira Oriental dos Andes bolivianos, entre o cinturão da região Sub-Andina e o planalto do Altiplano (Lavenu et al., 2000a). Nesta região, no dia 22 de maio de 1998, às 04:48:50 da manhã (UT), os moradores do povoado sentiram uma atividade sísmica forte, diferente das outras registradas até então. Esta teria uma magnitude de 6.6 Mw, sendo o sísmo mais forte ocorrido na Bolivia nos  últimos 50 anos.

Dois meses depois, tinham ocorrido mais de 50 réplicas, atingindo magnitudes até 5 Mw, ás 06:17:05 da manhã (UT) no mesmo dia 22, e no dia 26 de maio às 01:08:18 da manhã (UT). O método de relocalização  relativa consiste em determinar a posição do epicentro de um evento chamado “alvo” ou “target”, em relação a um evento fixado como referência (Cleveland, 2013).

Para fazer as leituras dos sismogramas, trabalhou-se com dois programas sismológicos, o SAC e o DOMFT. Este  último software, permite usar um filtro gaussiano e separar o modo fundamental das ondas de superfície (Herrmann and Ammon).

O plano de falha determinado neste trabalho tem um valor próximo (8.53º ± 0.35º N-S) do modelo de falha aprensentado pelo método InSAR (7º N-S) (Funning et al., 2005), e também o modelo apresentado pela agência HRDV (186o N-S).

Com este trabalho espera-se que determinando o plano de falha de Aiquile e conferindo com os outros modelos apresentados, seja demostrado a praticidade e funcionalidade do método de relocalizações relativas e possa ser suporte nas fut