Mestrado: Estudo comparativo da resposta das ondas convertidas na investigação rasa: aquisição, processamento e interpretação

Auditório 2 do IAG (Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária)

Aluno: Oksana Shevchenko
Programa: Geofísica
Título: Estudo comparativo da resposta das ondas convertidas na investigação rasa: aquisição, processamento e interpretação

Comissão julgadora
1) Prof. Dr. Renato Luiz Prado – IAG/USP
2) Prof. Dr. João Carlos Dourado -UNESP/Rio Claro-SP
3) Prof. Dr. Fábio Taioli - IGc/USP

Visando ao estudo do método de sísmica multicomponente (3C) na investigação rasa, foram adquiridos dados em duas áreas urbanas da cidade de São Paulo, Brasil, com características geológicas diferentes: Campus da Universidade de São Paulo (USP), situado na zona oeste do município e  área da estrutura de Colônia, situada na região de Parelheiros, na zona periférica do município. Na aquisição foram empregados geofones de 3 componentes com frequência natural de 10 Hz e o impacto de uma marreta como fonte sísmica. Para realizar o processamento dos dados foi utilizado o pacote Seismic Unix (CWP/SU). Foi observada uma marcada diferença nas respostas dos subsolos entre os dois sítios. Nos dados adquiridos no Campus da USP foram observadas tanto as ondas PP como as ondas convertidas (PSv), no entanto, nos dados obtidos em área de Colônia, não foi possível visualizar as ondas convertidas. A partir das secções da onda PP e da onda PS foi estimada a razão Vp/Vs assim como o coeficiente de Poisson para a área da USP.
Palavras-chave: Sísmica multicomponente. Seismic Unix. Investigação rasa. Colônia.