Mestrado: "Desenvolvimento de software para análise de abundância de elementos pesados de estrelas muito pobres em metais a partir de linhas no ultravioleta"

Data

Horário de início

09:30

Local

Auditório ADM 210/211 - IAG/USP (Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária)

Defesa de dissertação de mestrado
Matheus de Jesus Castro
Programa: Astronomia
Título: "Desenvolvimento de software para análise de abundância de elementos pesados de estrelas muito pobres em metais a partir de linhas no ultravioleta"
Orientadora: Profa. Dra. Beatriz Leonor S. Barbuy - IAG/USP

Comissão Julgadora:

  1. Profa. Dra. Beatriz Leonor Silveira Barbuy (Orientadora) – IAG/USP
  2. Prof. Dr. Alan Alves Brito - IF/UFRGS
  3. Profa. Dra. Paula Rodrigues Teixeira Coelho -  AG/USP
  4. Dr. Bruno Vaz de Castilho Souza - LNA/MCTI

 

Resumo: O programa First Stars, no início dos anos 2000, coletou espectros de alta resolução de estrelas extremamente pobres em metais, durante 37 noites de observação no Very Large Telescope (VLT). Os dados foram analisados e publicados em uma série de 16 artigos. O projeto em andamento para construir o Cassegrain U-Band Efficient Spectrograph (CUBES), que será instalado no VLT e deve ser concluído em 2028, permitirá alcançar estrelas com 𝑉 ≈ 18.0 no ultravioleta próximo, ampliando consideravelmente o número de estrelas pobres em metais acessíveis. Por essa razão, percebeu-se que um trabalho mais detalhado sobre as linhas disponíveis no ultravioleta próximo das estrelas observadas no projeto First Stars deveria ser desenvolvido. Nesta dissertação, o trabalho sobre a estrela do halo pobre em metais CS 31082-001, que se revelou rica em elementos do processo-r, é revisado. Uma série de linhas espectrais de elementos pesados é estudada, com um bom número delas não estudado anteriormente. A motivação para a ampliação desse trabalho é o futuro uso do espectrógrafo CUBES. O artigo “Reanalysis of neutron-capture elements in the benchmark r-rich star CS 31082-001” foi publicado no MNRAS (Ernandes et al., 2023) com os resultados obtidos. O Multiple Element Abundance Fitting Software (MEAFS) foi desenvolvido para auxiliar nas medições das larguras equivalentes e abundâncias com mínima interação e resultados 𝜒² de alta precisão. O software utiliza uma combinação do método de e a minimização de Nelder-Mead para encontrar as abundâncias químicas dos elementos e criar gráficos para análise.

Palavras-chave: desenvolvimento de software, instrumentação astronômica, síntese espectral, abundâncias químicas, atmosferas estelares