Mestrado: Ondas gravitacionais na Licenciatura em Física: uma proposta de transposição didática por meio do eletromagnetismo

Auditório ADM-210 – IAG/USP (Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária)

Aluno: Leopoldo Gorges Neto
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Astronomia
Título: “Ondas gravitacionais na Licenciatura em Física: uma proposta de transposição didática por meio do eletromagnetismo”
Orientador: Prof. Dr. José Ademir Sales de Lima - IAG/USP

Comissão Julgadora

Presidente da banca: Prof. Dr. José Ademir Sales de Lima - IAG/USP

Banca examinadora:

1. Prof. Dr. Eduardo Serra Cypriano - IAG/USP
  2. Prof. Dr. Francisco Edson da Silva - UFRN - por videoconferência
  3. Prof. Dr. Rodolfo Valentim da Costa Lima - UNIFESP - por videoconferência

Resumo: Neste trabalho, apresentamos uma abordagem de transposição didática de ondas gravitacionais no contexto da formação inicial de professores de física. Nossa proposta utiliza uma analogia com o eletromagnetismo, especificamente entre radiação eletromagnética e radiação gravitacional. Demonstramos que a dedução da função que descreve a trajetória espiral de um elétron em direção ao núcleo (na perspectiva clássica do eletromagnetismo) é similar à dedução da função que descreve a trajetória espiral de um sistema binário coalescente, conforme a analogia desenvolvida por Hilborn (2018). Utilizando essa analogia, encontramos equações apresentadas por Nascimento e Cuzinatto (2022), que nos permitem compreender algumas das principais características das ondas gravitacionais mediante os dados do evento GW150914 (Abbott et al., 2016). Propomos uma sequência didática baseada nessa abordagem e analisamos suas potencialidades e desafios à luz da teoria de Transposição Didática (Chevallard, 1991) e suas regras (Astolfi e Develay, 1995). Apesar dos resultados preliminares serem satisfatórios e coerentes com as regras da transposição didática, sugerimos a realização de novos estudos em sala de aula para investigar o assentimento deste objeto de conhecimento no Sistema de Ensino por meio dessa estratégia metodológica.

Palavras-chave:Ondas gravitacionais; Radiação gravitacional; Radiação eletromagnética; Transposição didática; Ensino de Física; Ensino de Astronomia.