Mestrado: Proposta de aprendizagem para o ensino de astronomia e química utilizando o jogo como ferramenta didática

Data

Horário de início

14:00

Local

Transmissão online


Defesa de dissertação de mestrado
Aluno: Karline Alves Brandão
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Astronomia
Título: “Proposta de aprendizagem para o ensino de astronomia e química utilizando o jogo como ferramenta didática”

Comissão Julgadora:
Prof. Dr. Amancio Cesar Santos Friaça – MPEA-IAG/USP – por videoconferência
Profa. Dra. Leila Soares Marques – AGG-IAG/USP – por videoconferência
Profa. Dra. Laura Paulucci Marinho - UFABC – por videoconferência
 
 
 
Resumo:
A origem dos elementos químicos é um tema que praticamente não é abordado no ensino da química. Por ser um assunto de grande relevância, deveria ser melhor explorado, facilitando assim a compreensão da tabela periódica. Com base nisso, confeccionamos e aplicamos um jogo envolvendo Química e Astronomia para alunos iniciantes do ensino médio da rede estadual de São Paulo, mostrando como surgiram os elementos organizados na tabela periódica por Mendeleev. É de extrema importância que os alunos tenham conhecimento dos elementos químicos e de onde eles foram formados para que alcancem um entendimento mais amplo dentro do estudo que química. A existência e as propriedades dos elementos químicos já constituem parte corrente do currículo da educação básica, mas questionamentos sobre a origem dos elementos químicos – onde surgiram e como foram formados – em geral não estão presentes no ambiente escolar. A proposta desse projeto é trabalhar transdisciplinarmente com Química e Astronomia, enfatizando a origem dos elementos químicos. Para que o objetivo seja alcançado, utilizamos como ferramenta pedagógica os jogos didáticos, que constituem um instrumento facilitador de aprendizagem permitindo que os alunos desenvolvam não só conhecimentos mas também habilidades e atitudes. O uso dessa importante ferramenta didática que é o jogo, permite alcançar um aprendizado mais significativo. Assim, os jogos didáticos são fortes aliados no processo de ensino e aprendizagem dentro de uma perspectiva de educação necessária para o mundo atual, altamente conectado e em rápida transformação, resumida nos Quatro Pilares da Educação de Jacques Delors: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser. 
Palavras-Chave: Ferramentas de aprendizagem, Jogos didáticos, Ensino de Ciências. Ensino de astronomia, Ensino de química,Transdisciplinaridade.