Mestrado: Resfriamento radiativo e transição de estado em buracos negros estelares

Transmissão online

Aluno: Artur Vemado
Programa: Astronomia
Título: “Resfriamento radiativo e transição de estado em buracos negros estelares”

Prof. Dr. Rodrigo Nemmen da Silva - IAG/USP
Profa. Dra. Elisabete Maria de Gouveia Dal Pino – IAG/USP
Prof. Dr. Javier Garcia - Caltech/EUA - por videoconferência
Prof. Dr. Raimundo Lopes de Oliveira Filho - Univ. Federal de Sergipe/São Cristóvão-SE - por videoconferência

Binárias de buracos negros em raio X são conhecidas por apresentarem diferentes estados espectrais ao longo de suas vidas. Esses estados podem ser explicados pela presença de um disco quente e geometricamente espesso para o estado duro e um disco mais frio e fino para o estado mole. Entretanto, o grau em que a corona quente a o disco fino coexistem não é bem entendido. Em particular, não é claro como o disco interno do disco fino e as propriedades da corona (e.g. tamanho e temperatura) estão relacionadas à propriedade fundamental do sistema como a taxa de acreção do buraco negro Ṁ. Neste trabalho, simulações hidrodinâmicas de discos de acreção ao redor de buracos negros estelares com resfriamento radiativo em duas dimensões foram realizadas para investigar a interação entre o disco fino e a corona quente e a relação entre o raio de truncamento R tr e Ṁ. As contribuições de processos de resfriamento como Bremsstrahlung, síncrotron e síncrotron comptonizado foram incorporados na equação de energia. Os principais resultados deste trabalho são (i) a nova relação R tr α ṁ -1/2 conectando as duas propriedades básicas de buracos negros acretando e (ii) a diminuição da temperatura e da extensão espacial da corona com o aumento de Ṁ. Espera-se que estes resultados lancem luz sobre as observações de binárias de buracos negros.
Palavras-chave: buracos negros. Binárias de buracos negro em raio X. Transição de estado. Disco de acreção. Resfriamento radiativo. Simulação numérica. Raio de truncamento.