Mestrados Profissionais e Pesquisas em Educação em Astronomia

Departamento de Física da Universidade Ferderal do Espírito Santo

(UFES)

Resumo:

Os mestrados profissionais em ensino de ciências que permitem o desenvolvimento de projetos na área da Educação em Astronomia encerram diversas possibilidades interessantes, permitindo o desenvolvimento de projetos de pesquisa aplicada que podem integrar ações que envolvem a comunidade acadêmica (pesquisadores e pós-graduandos), comunidade escolar (Educação Básica) e espaços de educação não-formal, como observatórios didáticos e planetários. A implementação desses projetos e a investigação a ser feita devem se apoiar, em termos de referenciais teóricos, tanto em teorias de ensino-aprendizagem como em resultados de pesquisas na área da Educação em Astronomia. No seminário serão apresentados alguns exemplos e resultados obtidos por meio dessa integração de ações e articulação de referenciais em projetos de mestrado profissional voltados ao ensino de Astronomia, desenvolvidos dentro do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física – Mestrado Profissional da UFES.