Novas subestruturas da Via-Láctea descobertas com os dados do Dark Energy Survey

Auditório IAG, bloco G (Rua do Matão, 1226, Cidade Universitária)

Basílio Xavier Santiago

Instituto de Física da UFRGS e Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia

O processo de formação da Galáxia, em especial do halo, envolveu eventos de acresção de objetos subgalácticos, algo que ainda hoje ocorre, como evidenciado, por exemplo, pela galáxia anã de Sagitário. Tais eventos, em especial os mais recentes, deixam registros na forma de subestruturas espaciais ou no espaço de fases. Por conseguinte, a busca e caracterização de novos sistemas estelares no halo tem muito a revelar sobre este processo. A clara assimetria norte-sul observada na distribuição de galáxias anãs de baixa luminosidade é reflexo do Sloan Digital Sky Survey (SDSS), o qual cobre principalmente o hemisfério norte equatorial. Esta assimetria começa a ser quebrada com os dados do Dark Energy Survey (DES). Neste seminário, apresentaremos os resultados recentes da análise dos dados do primeiro ano do DES quanto à busca de novas subestruturas estelares no Halo Galáctico. A análise feita pela colaboração DES, que contou com fundamental contribuição do grupo DES-Brazil, revelou 8 novos satélites, com grande variedade de tamanhos, luminosidades e distâncias. A análise foi feita em uma região de 1.800 graus quadrados cobertos pelo catálogo do primeiro release interno do DES (Y1A1), em 12/2014, o que corresponde a 35% da área total a ser coberta pelo DES ao final de 5 anos. Em esforço paralelo, um grupo da Universidade de Cambridge (UK) identificou os mesmos objetos usando as imagens originais do DES, já públicas, além de um nono satélite, situado fora do Y1A1. A serem confirmados como galáxias anãs de baixa luminosidade, estes objetos aumentam em 1/3 o censo de anãs satélites da Galáxia conhecidos. Por serem sistemas muito ricos em matéria escura, essas galáxias anãs, como Reticulum II, situada a ~32kpc de distância, são sítios astrofísicos propícios para eventos de aniquilação dessas partículas, caso ocorram. Relataremos também os resultados da busca por sinais em raios gama que possam resultar desses eventos e cuja detecção permitirá impor vínculos à massa da partícula de matéria escura, bem como inferir os canais pelos quais ocorre sua aniquilação.