Pesquisa em educação em Astronomia: histórico, tendências e desafios

Auditório 1 - Prédio Principal

Prof. Dr. Paulo Sergio Bretones
Universidade Federal de São Carlos

Resumo:

Inicia com uma discussão sobre a distinção e o status das atividades de ensino, pesquisa e pesquisa em educação juntamente com as motivações que se verificam em vários setores da atividade acadêmica.

É apresentado um histórico da área procurando destacar esforços e ações consideradas importantes para o seu desenvolvimento e consolidação.

Destacam-se alguns levantamentos referentes à produção manifestada em teses e dissertações, anais de eventos e artigos publicados em periódicos.

São discutidos estudos apresentados em trabalhos com relação aos seguintes aspectos: ano de apresentação, instituição, nível escolar, conteúdo, foco temático e gênero de trabalho acadêmico, procurando tendências e lacunas na produção.

Discutem-se também as contribuições e perspectivas de tais pesquisas no panorama nacional e internacional.

Finalmente são apresentados alguns desafios futuros como: formação de pesquisadores quanto à metodologia para estudo e redação de trabalhos científicos, levantamento e visibilidade da produção já existente, contribuição para a formação de professores e a melhoria do ensino em sala de aula.