A pesquisa em ensino de Astronomia e os Planetários

Data

Horário de início

17:00

Local

Auditório 1 - Prédio Principal

Prof. Juan Bernardino Marques Barrio

Universidade Federal de Goiás

 

Considerando o ritmo e a dinâmica atual dos processos sociais, bem como a pluralidade de formas de aprender, a formação científica dos indivíduos ultrapassa os limites dos espaços formais de ensino. Ao mesmo tempo, as pesquisas em ensino de Ciências em geral e da Astronomia em particular, não tem resolvido os problemas encontrados pelos docentes. Talvez seja porque as primeiras apresentam excesso de reflexões epistemológicas, psicológicas e pedagógicas, raramente relacionados com os conteúdos disciplinares específicos, e no caso da Astronomia pela falta dessas reflexões. Por isso, os processos de ensino e de aprendizagem da Astronomia, pela sua forte característica inter e transdisciplinar não podem ficar soltos sem orientação didático/pedagógica. Nesse sentido, os Planetários por cumprirem com as funções básicas de um meio didático podem contribuir para a superação destas dificuldades.