Seminário Ciências Atmosféricas: Medidas de concentração e tipo de aerossóis via satélite e in situ ao nível do nariz

Auditório 2 - P218 – IAG/USP (Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária)

Seminário do Departamento de Ciências Atmosféricas

Título: Medidas de concentração e tipo de aerossóis via satélite e in situ ao nível do nariz.

Apresentação: Prof. J. Vanderlei Martins (Earth and Space Institute, Univ. of Maryland, Baltimore County - UMBC)

Resumo: A medição detalhada das propriedades microfísicas dos aerossóis utilizando satélites fornece uma capacidade única de monitoramento diário dos aerossóis globais. Várias técnicas estão disponíveis, abrangendo desde perfis verticais com LIDAR até radiâncias multiangulares, multiespectrais e hiperespectrais medidas em diferentes estados de polarização. Esta ampla variedade de parâmetros fornece múltiplas variáveis independentes que podem ser invertidas para a inferência detalhada da quantidade de aerossol (espessura óptica), distribuições de tamanho de partícula, parâmetros de formato de partícula, índices de refração reais e imaginários, albedo de espalhamento simples, etc.

As mesmas técnicas multiangulares e de polarização usadas pelos satélites também podem ser usadas para medições in-situ dentro da câmara do instrumento. A sinergia e as vantagens adicionais de ter medições simultâneas da coluna atmosférica e na superfície, utilizando as mesmas técnica de espalhamento de luz, serão exploradas nesta palestra. As medições in-situ também trazem a vantagem adicional de permitir a separação aerodinâmica da partícula assim como a possibilidade de medições químicas detalhadas, ambas as quais devem ser interpretar juntamente com as medições da coluna total do satélite.

Nesta palestra mostraremos a aplicação do algoritmo de inversão Generalized Retrieval of Aerosol and Surface Properties (GRASP) para recuperar propriedades microfísicas de aerossóis a partir de sensoriamento remoto, assim como nas medições de aerossóis in situ. Os resultados discutidos nesta apresentação incluirão medidas de laboratório com diferentes tipos de aerossóis, resultados de campanhas de campo anteriores, resultados de detecção remota do satélite HARP CubeSat, do satélite ADLER-2/GAPMAP, assim como novos resultados do sensor HARP2 no observatório data NASA recém lançado, o PACE. Os resultados in situ serão discutidos a partir de múltiplas versões de nefelômetros integradores, do nefelômetro de imagem polarizada, e do instrumento IMAP, recentemente desenvolvido para medidas de solo em sinergia com medidas de sensoriamento remoto, todos medindo as propriedades ópticas e microfísicas dos aerossóis. Técnicas semelhantes às de medidas de aerossóis são também utilizadas nas medidas microfísicas das partículas de nuvens, o que também será discutido durante esta apresentação.

Short Bio:

Bsc  in atmospheric physics in Bologna followed by a Msc in physics in Bologna in 2006

2010 PhD in paleoclimate modeling at the Bjerknes Centre for Climate Research of the University of Bergen Norway

2011 Post-doc at the Joint Research Centre of the European Commission in Ispra Italy

2014 Post-doc at the Meteorological Institute at Stockholm University

Then 2017 joined the University of Quebec in Montreal in 2017 and I am now associate professor

Transmissão ao vivo:

YouTube: https://www.youtube.com/c/DepartamentodeCiênciasAtmosféricasIAGUSP/live

Facebook: https://www.facebook.com/cienciasatmosfericas/live/

Hangouts Meet: https://meet.google.com/gib-ieuy-egh