Laboratório de Métodos Potenciais
O Laboratório de Métodos Potenciais é responsável pela guarda, operação e manutenção dos equipamentos de gravimetria e magnetometria multiusuário do Departamento de Geofísica do IAG/USP.
O grupo é responsável pela aquisição, processamento e interpretação de dados de gravimetria e magnetometria terrestres além de realizar o desenvolvimento de metodologias de processamento e modelagem de dados potenciais em diversos ambientes computacionais. Suas atividades têm contribuído significativamente para o conhecimento da tectônica regional e a exploração mineral.
Equipamentos
O acervo é composto por:
- 2 gravímetros LaCoste & Romberg modelo G ( G-965 e G-996 )
- 2 magnetômetros GEM modelo GSM-19
- 2 GPS L1/L2 Leica
Plano de Gestão
Os equipamentos fazem parte do acervo do Departamento de Geofísica do IAG/USP e sua manutenção está sob a responsabilidade do Laboratório de Métodos Potenciais. O uso é destinado prioritariamente para as pesquisas do IAG/USP, como também para atividades didáticas do curso de bacharelado em Geofísica do IAG/USP.
Os equipamentos podem ser requisitados por pesquisadores de outras instituições de ensino/pesquisa do Estado de São Paulo e empresas juniores universitárias para emprego em projetos de pesquisa.
A operação dos equipamentos é realizada exclusivamente pelos pesquisadores e técnicos especializados do IAG/USP. Poderá ser solicitado o uso de somente alguns dos equipamentos relacionados.
Os custos operacionais são integralmente arcados pelo usuário, que se responsabiliza pela manutenção dos equipamentos durante o período de uso.
O agendamento para uso por outras instituições de pesquisa do Estado de São Paulo deve ser solicitado pelo e-mail geofisica@iag.usp.br com antecedência mínima de 20 dias úteis em relação à data pretendida. A solicitação deve ser feita pelo responsável pela pesquisa, acompanhada de resumo estendido do projeto de pesquisa.
A análise e aprovação da solicitação é feita pelo Comitê Gestor, composto pelo Chefe do Departamento de Geofísica do IAG/USP e pelos pesquisadores responsáveis pelo laboratório. Os critérios para análise/aprovação são: mérito científico, agenda pré-existente (equipamentos e técnicos para operação).