Análise do potencial de aquisição de dados magnetométricos por Veículo Aéreo não Tripulado.
Primeiro Autor | Daniel Cunha Coelho |
Autores | Coelho, D.C. & |
Resumo | Técnicas convencionais de magnetometria apresentam limitações relacionadas a custos e/ou acessibilidade da área a ser investigada. Neste sentido, explorar métodos mais eficientes torna-se relevante para a geofísica aplicada. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial de VANTs (Veículo Aéreo Não Tripulado) classe 3 na aquisição de dados magnetométricos. Para tanto, desenvolveu-se um sistema de aquisição de dados magnetométricos leve e de baixo custo a partir de sensores microeletromecânicos, que foi aerotransportado por um VANT para a aquisição dos dados magnéticos. Anomalias magnéticas de uma área com alvos conhecidos foram detectadas. Os mapas gerados mostraram a anomalia prevista, evidenciando a eficácia da técnica. Em comparação com a magnetometria terrestre, o aerolevantamento por VANT apresentou uma qualidade de dados com menor resolução. Entretanto, sua capacidade de mapeamento, principalmente no que se refere a ambientes de difícil acesso, foi superior. Desta forma, de acordo com o objetivo do levantamento magnetométrico, o uso de VANTs é considerado mais eficiente. Adicionalmente, os custos associados ao aerolevantamento por VANT foram estimados em menos da metade do valor associado à magnetometria terrestre. Conclui-se, portanto, que os VANTs podem ser uma importante ferramenta para a geofísica aplicada. |
Programa | Geofísica |
Ano de publicação | 2016 |
Tipo de publicação | Artigo publicado em congresso |
Nome da revista/jornal | XXI Simpósio de Iniciação Científica do IAG e IGc |
Localidade | Publicação Nacional |
Volume | 1 |
Página inicial | 53 |
Página final | 53 |
Página web | https://www.iag.usp.br/sites/default/files/siciag_resumos_2016.pdf |
Anexo | Coelho, D.C. & Shukowsky, W..pdf |