Atividades da pós-graduação on-line durante a pandemia na Universidade de São Paulo, Brasil.

Autor Nunes, F. L. S., Marangoni, Y. R., Barreto-Chaves, M. L., Trindade-Suedam, I. K., Rubira-Bullen, I. R. F., Gir, E., & Carlotti Jr, C. G.
Autores Nunes, F. L. S., Marangoni, Y. R., Barreto-Chaves, M. L., Trindade-Suedam, I. K., Rubira-Bullen, I. R. F., Gir, E., & Carlotti Jr, C. G.

A pandemia causada pelo vírus SARS-COV-2 exigiu mudanças nos procedimentos e rotinas acadêmicas em geral. Em março de 2020, a Universidade de São Paulo (USP) decidiu substituir temporariamente as aulas presenciais por ensino remoto on-line usando plataformas digitais. Devido ao número considerável de docentes (aproximadamente 6.000) e pós-graduandos (aproximadamente 30.000) dos 267 Programas de Pós-Graduação, a USP teve que enfrentar o desafio de lidar com novas formas de aprendizagem, bem como novas formas de viabilizar defesas de teses e dissertações. Para avaliar as mudanças necessárias durante a pandemia, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade realizou uma pesquisa, por meio de formulários contendo perguntas, a fim de permitir à comunidade acadêmica a identificação das melhores e mais eficientes práticas utilizadas pelos docentes, bem como fragilidades que devem ser superadas. Este artigo apresenta e discute os resultados dessa avaliação, considerando 1.454 respostas sobre defesas e 2.656 respostas sobre cursos on-line. Os resultados mostraram que a maioria dos docentes e alunos aprovou os procedimentos adotados, mas foram necessárias algumas melhorias em relação às sessões de defesa remota e estratégias de aprendizagem. O artigo também apresenta algumas ações imediatas realizadas pela USP para superar os desafios apresentados durante as atividades remotas.

Programa Geofísica
Ano de publicação 2023
Tipo de publicação Artigo publicado em revista
Nome da revista/jornal Revista Brasileira De Informática Na Educação