Atividades da pós-graduação on-line durante a pandemia na Universidade de São Paulo, Brasil.
Primeiro Autor | Nunes, F. L. S., Marangoni, Y. R., Barreto-Chaves, M. L., Trindade-Suedam, I. K., Rubira-Bullen, I. R. F., Gir, E., & Carlotti Jr, C. G. |
Autores | Nunes, F. L. S., Marangoni, Y. R., Barreto-Chaves, M. L., Trindade-Suedam, I. K., Rubira-Bullen, I. R. F., Gir, E., & Carlotti Jr, C. G. |
Resumo | A pandemia causada pelo vírus SARS-COV-2 exigiu mudanças nos procedimentos e rotinas acadêmicas em geral. Em março de 2020, a Universidade de São Paulo (USP) decidiu substituir temporariamente as aulas presenciais por ensino remoto on-line usando plataformas digitais. Devido ao número considerável de docentes (aproximadamente 6.000) e pós-graduandos (aproximadamente 30.000) dos 267 Programas de Pós-Graduação, a USP teve que enfrentar o desafio de lidar com novas formas de aprendizagem, bem como novas formas de viabilizar defesas de teses e dissertações. Para avaliar as mudanças necessárias durante a pandemia, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade realizou uma pesquisa, por meio de formulários contendo perguntas, a fim de permitir à comunidade acadêmica a identificação das melhores e mais eficientes práticas utilizadas pelos docentes, bem como fragilidades que devem ser superadas. Este artigo apresenta e discute os resultados dessa avaliação, considerando 1.454 respostas sobre defesas e 2.656 respostas sobre cursos on-line. Os resultados mostraram que a maioria dos docentes e alunos aprovou os procedimentos adotados, mas foram necessárias algumas melhorias em relação às sessões de defesa remota e estratégias de aprendizagem. O artigo também apresenta algumas ações imediatas realizadas pela USP para superar os desafios apresentados durante as atividades remotas. |
Programa | Geofísica |
Ano de publicação | 2023 |
Tipo de publicação | Artigo publicado em revista |
Nome da revista/jornal | Revista Brasileira De Informática Na Educação |
Localidade | Publicação Nacional |
Volume | 31 |
DOI | https://doi.org/10.5753/rbie.2023.2902 |
Página inicial | 691 |
Página final | 711 |
Página web | https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/2902 |