MPEA

Resumo
Neste trabalho abordamos noções de Astronomia por meio do contexto histórico. Mais especificamente, exploramos algumas contribuições de Tycho Brahe para essa ciência. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual desenvolvemos e aplicamos uma sequência didática fundamentada nos três momentos pedagógicos e na ideia de problematização de Delizoicov, e nas principais contribuições de Brahe para a Astronomia. Para isso utilizamos um artigo de divulgação científica que simula uma entrevista com esse astrônomo.
Resumo
Resumo: A questão inicial da presente pesquisa foi como didatizar o Ensino de Astronomia na Educação Básica. Este trabalho partiu da análise da presença da Astronomia na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em 2019 como um dos documentos norteadores para reformulação dos currículos escolares em todas unidades de ensino do país. Verificou-se que os conceitos relacionados à Astronomia ocorriam de maneira diluída e dispersa na BNCC e que o potencial de transversalidade do saber astronômico não era explicitado.
Resumo
O objetivo deste trabalho é explorar o potencial da ficção científica como um recurso pedagógico para o ensino de Astronomia. Para realizar tal intento, adotamos o método historiográfico e conduzimos uma revisão bibliográfica sobre o tema. Além disso, foram realizadas entrevistas com membros da comunidade astronômica. A presente pesquisa se funda em princípios aristotélicos, que consideram a poética termo que, na antiguidade, era sinônimo de ficção como pedagogicamente superior em termos de eficácia.
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo desenvolver uma abordagem das lentes gravitacionais visando uma aplicação voltada para o Ensino Médio. Os efeitos das lentes gravitacionais podem ser observados em diversos fenômenos de observação astronômica, sendo que seu entendimento é de grande importância para a divulgação dos conhecimentos científicos que envolvem os últimos avanços da ciência entre os alunos de ensino básico, além de contextualizar importantes conceitos de física moderna.
Resumo
Sempre fui um professor conteudista, adoro explicar teoria e resolver exercícios, por outro lado desde a minha formação aprendi a importância que as experiências e as aplicações práticas, da Física e das Ciências em geral, possuem no aprendizado. A sociedade mudou, os estudantes mudaram e a escola está se tornando sem atrativos aos estudantes, e se alguma mudança não for feita, esse desinteresse só deve aumentar. As Metodologias Ativas têm o potencial de melhorar a experiência de aprendizado dos estudantes, gerando maior interesse e engajamento.
Resumo
Este trabalho tem como proposta principal, apresentar quatro sequências didáticas que fazem junção entre os principais conteúdos da Física Moderna, que estão na grade curricular do terceiro ano do ensino médio com temas norteadores da Astronomia, para dessa forma, tornar esse conteúdo mais motivador, mas sem perder os conceitos principais aprendidos durante esse percurso.
Resumo
Esta dissertação destina-se a educadores, curiosos e interessados em conhecimentos de culturas indígenas, especialmente os conhecimentos relativos às observações celestes dos povos Guarani. Inicialmente foi realizada uma compilação dos principais conhecimentos registrados sobre estes saberes, visando a sua utilização na elaboração de práticas didáticas em astronomia.
Resumo
A Formação Continuada de Professores é uma importante ferramenta que contribui com o profissional da educação em todas as áreas. Da mesma forma, no ensino de Astronomia, é necessário que ela seja sensível à necessidade dos docentes, contribuindo e agregando em suas rotinas e práticas pedagógicas.
Resumo
A astronomia indígena na educação brasileira é relevante para todos os níveis de formação escolar, sendo interessante inseri-la logo no ensino fundamental, pois o tema explora várias áreas do conhecimento, promove a diversidade cultural, a valorização dos conhecimentos indígenas e aumenta a autoestima do aluno.
Resumo
O presente trabalho discorre sobre uma proposta de Sequência Didática a respeito do uso da Astronomia como recurso didático para o ensino de Física. A referida proposta foi aplicada em três classes da terceira série do Ensino Médio contando com a participação de quarenta e três alunos de uma Escola Estadual, localizada na área central na cidade de Americana-SP. Escola jurisdicionada à Diretoria de Ensino Região de Americana São Paulo.